Banner com informação do evento: Sustentabilidade e Economia Circular & Perspetivas de Impacto e Inovação Social

A TecMinho organiza para a Universidade do Minho em outubro um conjunto de talks sobre empreendedorismo em contexto de mudança que pretendem refletir um cenário de incerteza global, atravessado por transformações socioeconómicas que se enlaçam com questões e preocupações ambientais, sociais e tecnológicas.

Sustentabilidade e Economia Regenerativa e Perspetivas de Impacto e Inovação Social 

A segunda sessão de apresentações realiza-se em modo online no dia 9 de outubro, entre as 15h e as 18h, e tem como convidados Bárbara Leão de Carvalho, Regeneration Ecosystem Developer e fundadora da Biovilla, que vai abordar o tema da sustentabilidade na perspetiva da economia regenerativa, e Filipe Almeida, que liderou a Estrutura de Missão Portugal Inovação Social e que nos vai traçar um panorama das perspetivas de impacto e inovação social no presente.

A Quem se Destina

O evento tem entrada livre e é dirigido à comunidade académica e Alumni, embora seja também aberto a outros interessados nas temáticas abordadas.

Esta iniciativa é cofinanciada no âmbito do projeto "POCH Skills 4 Pós-Covid – Competências para o Futuro no Ensino Superior" e tem como objetivo sensibilizar e capacitar novos empreendedores para a criação de respostas inovadoras a desafios que exigem respostas ambientalmente sustentáveis e com influência relevante na melhoria do bem-estar social.


O evento é gratuito, mas de registo obrigatório


Oradores

Foto de Bárbara Leão de Carvalho
Bárbara Leão de Carvalho 🡕

Bárbara Leão de Carvalho é Regeneration Ecosystem Developer, consultora e doutorada em estratégias de marketing consciente, Guest Speaker da Nova SBE Executive Education e fundadora e diretora executiva da Biovilla. É licenciada em gestão pela Universidade Nova de Lisboa, tendo iniciado uma carreira executiva em multinacionais como a Unilever e a L´Oreal, antes de ter decidido enveredar pelo empreendedorismo social e mais recentemente pela economia e desenvolvimento regenerativo. Coach e mentora de centenas de projetos de inovação social, assume como missão a transformação e a regeneração do ecossistema económico, tendo-se tornado por isso empresária em alguns negócios nessa área, como a The Good Brands e o Gasshô – Supermercado Biológico em Setúbal. Pelo percurso profissional de mudança que seguiu consegue fazer hoje a ponte entre os mundos da gestão mais corporate e as perspetivas de inovação e impacto social e ambiental. É Impact Investment Manager no Fundo de Impacto da 3xP Global e acredita que são os negócios sociais e o bom alinhamento dos ecossistemas locais que transformarão o mundo em que vivemos.

Foto de Filipe Almeida
Filipe Almeida 🡕

Filipe Almeida é Presidente da Estrutura de Missão Portugal Inovação Social, a entidade que assegura a coordenação e a gestão da iniciativa pública Portugal Inovação Social, criada com o objetivo de promover a inovação e o empreendedorismo social e dinamizar o mercado de investimento social em Portugal.

É licenciado em Economia pela Universidade de Coimbra, onde é professor, e tem doutoramento em Administração pela EBAPE/FGV (Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro, Brasil) e em Gestão de Empresas pela FEUC. É também mestre em Ciências Empresariais pela FEUC, tendo frequentado o programa de MBA na Virginia Polytechnic Institute and State University (EUA). É autor e co-autor de artigos e de livros nos campos da ética e do comportamento humano, entre os quais se destacam os livros “Ética, Valores Humanos e Responsabilidade Social das Empresas” (Princípia, 2010), “A Fraude Académica no Ensino Superior em Portugal. Um estudo sobre a ética dos alunos portugueses” (IUC, 2015), “Organizações, Pessoas e Novas Tecnologias” (Quarteto Editora, 2002) e “Introdução à Gestão de Organizações” (Escolar Editora, 2016).

QUERO PARTICIPAR

TecMeetings - POCH - 2
Temas em que participa:





Este site utiliza cookies

Usamos cookies para melhorar a experiência dos nossos utilizadores e medir o desempenho dos conteúdos.