|
O seminário "Patentes de Software", decorrido a 9 de outubro, debruçou-se sobre o tema das Invenções implementadas por programas de computador.
Destacou-se a presença de González Rodríguez, Examinador de Patentes do Instituto Europeu de Patentes (EPO), que orientou uma sessão sobre os requisitos necessários para a proteção de invenções implementadas por computador na Europa, e ainda Luís Ferreira, Mandatário Europeu de Patentes da Patentree, que se concentrou nas alterações e desenvolvimentos recentes que se perspetivam na Europa e nos EUA, relativamente a este patentes. Juntos responderam a várias questões colocadas pelas PME, Spin-offs e investigadores da área presentes no seminário,
De realçar ainda, a apresentação de Gabriel Blard (Findster), que apresentou um caso prático de proteção de uma invenção por patente, e a apresentação de Marco Sousa (TecMinho), sobre o Projeto Europeu, VIP4SME.
O seminário teve como principal objetivo, a valorização da Propriedade Intelectual desenvolvida pelas Pequenas-Médias Empresas, de modo a que, as PME, Spin-offs e investigadores da área de informática presentes, obtivessem mais informação sobre como proteger os seus resultados.
Esta sessão resultou de uma parceria da TecMinho com a Startup Braga e o Centro de Computação Gráfica, e contou com a colaboração do Instituto Europeu de Patentes e da Patentree.
|