Oportunidades TecMinho
JobLab
APCER Certificados da Qualidade
TAD: The Ability Advisor / Improving the Tourism for all Market by VET

O TAD é um projecto financiado pelo programa Erasmus + da União Europeia no âmbito da Acção-chave 2: Cooperação para a inovação e o intercâmbio de boas práticas (KA202 Parcerias Estratégicas para o Ensino e Formação Profissional), abordando o turismo acessível.

O projecto visa contribuir para que a Europa se torne um destino verdadeiramente acessível para todos os visitantes, formando profissionais do setor do turismo através de uma abordagem de aprendizagem baseada no trabalho.

O TAD preparará, testará e apresentará o perfil profissional de um "Ability Advisor/Consultor de Turismo" cuja missão e conhecimentos ajudarão as Pequenas e Médias Empresas (PME) no campo do turismo a desenvolver seus negócios e a melhorar seus serviços para o mercado do turismo acessível. Para melhorar o acesso à formação e qualificações para todos, o projeto irá lançar um recurso educacional aberto, e será amplamente divulgada entre as entidades de Educação e Formação Vocacional (EFP) e outras partes interessadas, tanto a nível local, nacional e europeu.

Objetivos:

Serão focadas as competências de acessibilidade, como a etiqueta adequada ou a compreensão de métodos e tecnologia assistida, bem como o entendimento estratégico de acessibilidade e design para todos, trabalhando em avaliações de acessibilidade, consultas e auditorias, onde consultores externos ajudam a analisar e informar gestores como a acessibilidade pode ser integrada nos seus negócios. As avaliações e análises de acessibilidade são consideradas poderosas ferramentas de formação que conduzirão as empresas a se tornarem-se mais conscientes dos pontos fortes e fracos nas suas ofertas de turismo.

O projeto TAD desenvolverá
dois resultados principais:

IO1 - a implementação de uma base de dados de serviços de turismo das PME a nível local e regional; estudos de caso sobre 30 PME que operam no setor para avaliar como a acessibilidade pode ser integrada nos seus negócios existentes e como o ability advisor pode operar nesta categoria de empresas; um relatório detalhado sobre a oferta de EFP a nível local e regional;

IO2 - desenvolvimento de um curso de formação que ofereça competências a alunos ou graduados de EFP de 20 a 35 anos para iniciarem uma atividade independente como consultores externos ou prestador de serviços internos, ou consultor capaz de realizar avaliações, inspeções, consultas e auditorias de acessibilidade, de modo a informar os gestores e proprietários de PME do setor de como a acessibilidade pode ser integrada em seus negócios.

Para assegurar a alta qualidade e relevância dos conteúdos do curso, a formação envolverá ativamente as pessoas que representam associações de pessoas com deficiência e formadores com especialização neste campo e incluirá uma fase de "work based learning" (WBL) envolvendo as PME.

Resultados Esperados:

  • base de dados de serviços de turismo das PME a nível local e regional;
  • estudos de caso sobre 30 PME que operam no setor de turismo a nível local e regional;
  • relatório sobre ofertas de EFP ao nível local e regional no campo do turismo acessível
  • curso de serviços de turismo de acessibilidade para um novo perfil: o Conselheiro de Habilidade/Ability Advisor;
  • mapa de acessibilidade detalhado das PME acima mencionadas como resultado da fase WBL do curso;
  • guia para formadores do curso;
  • plataforma na qual o curso estará disponível, após sua fase de teste;
  • memorando de entendimento entre entidades EFP e empresas: uma rede de atores públicos e privados para apoiar a continuação do projeto;
  • guia curto para a gestão de eventos multiplicadores.


Através desta abordagem, o projeto vai: gerar novas oportunidades de emprego para pessoas devidamente formadas; abordar o tema através de uma abordagem intersetorial que responda às necessidades dos prestadores de EFP e das PME, prestando especial atenção às pessoas com deficiência; desenvolver uma parceria intersetorial para analisar o tema de uma perspetiva europeia, reforçando as redes existentes dos parceiros.

As necessidades que o projeto pretende cumprir estão estritamente relacionadas ao grupo-alvo identificado e às principais necessidades das partes interessadas: provedores de EFP, PME no setor do turismo, órgãos públicos nas áreas de educação, mercado de trabalho, política social.

Parceiros do Projeto:

 

Public institution Panevezys Labour Market Training Centre (Lituânia) – coordenação
European Network for Accessible Tourism non-profit association (Bélgica)
Bluebook s.r.l. (Itália)
ENGIM, Piemonte Vocational Training Organisation (Itália)
TecMinho (Portugal)


Contactos:
Ana Dias
TecMinho - Centro e-Learning
Tel: 253 510 590

Co-financiado pelo programa Erasmus+

 

 
Autenticação
Utilizador:
Password:
 
Novo registo
Recuperar Password
 
Acesso a Plataformas
 
Newsletter TecMinho
 
TecMinho no Twitter