Oportunidades TecMinho
JobLab
APCER Certificados da Qualidade

A TecMinho participa no projeto LACES – Laboratórios de Apoio à Criação de Emprego e Empresas de Economia Social, cofinanciado a 75% pelo FEDER no âmbito do programa INTERREG V-A Espanha-Portugal (POCTEP) 2014-2020. O projeto que se realiza entre 2017 e 2019 é dirigido a empresas e empreendedores da economia social que desejem procurar apoio e aconselhamento nos seus processos de criação, modernização e crescimento.

Para além da TecMinho são entidades parceiras do projeto a Secretaría Xeral de Emprego da Xunta de Galicia, a Universidade de Santiago de Compostela, a UTAD – Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, a Adrave – Agência de Desenvolvimento Regional do Vale do Ave, a In.Cubo – Incubadora de Iniciativas Empresariais Inovadoras e as associações de Economia Social da Galiza Espazo Coop, Agaca e Aesgal.

O projeto LACES visa contribuir para o desenvolvimento da economia social na euro-região Galiza-Norte de Portugal tendo como objetivo proporcionar um salto quantitativo na competitividade e estimular projetos de economia social no espaço transfronteiriço. O projeto atuará como fonte de conhecimento e inovação para conseguir modernizar as estratégias de promoção e apoio a esta economia solidária e colaborativa, favorecendo a consolidação e a criação de empresas e empregos de qualidade na euro-região.

Prevê a realização de um conjunto alargado de serviços agrupados em 4 laboratórios piloto orientados para a implementação de novas estratégias de promoção e apoio à economia social em setores emergentes e para a modernização dos mais tradicionais:

 

1. Laboratórios para a identificação de oportunidades de negócio
+ unidade de identificação de oportunidades de negócio em economia social vinculadas aos setores emergentes ou à exploração de recursos endógenos no espaço transfronteiriço, incluindo o setor primário;
+ redação de agendas setoriais para incentivar a criação e a consolidação de empresas de economia social em setores emergentes;
+ unidade de recursos interativos para o desenho e maturação de oportunidades de negócio.

 

2. Laboratórios de criatividade e comunicação em economia social
+ mostra de ideias empresarias em economia social;
+ fóruns de economia social;
+ rede digital de economia social (economia social net).

 

3. Laboratórios para a criação e consolidação de empresas de economia social
+ aceleradora de projetos da economia social;
+ criação de espaços de empreendedorismo POP UP;
+ programa de apoio a empresas “transforma-te e cresce” ;
+ vale de serviços a empresas da economia social.

 

4. Laboratórios para o reforço e melhoria da capacitação de recursos humanos
+ programa de mobilidade “residências transfronteiriças “ para quadros de empresas da economia social;
+ bolsas de gestão transfronteiriças;
+ academia de talento da economia social.

 

Para qualquer informação, contacte Marta Catarino (start@tecminho.uminho.pt).

 

 

Parceiros

 Co-financiamento

 

 

 
Autenticação
Utilizador:
Password:
 
Novo registo
Recuperar Password
 
Acesso a Plataformas
 
Newsletter TecMinho
 
TecMinho no Twitter