TecMinho 30 Anos Mini-site
Oportunidades TecMinho
APCER Certificados da Qualidade
IDC-VET - Improve Digital Competences of VET Teachers and Trainers

A tecnologia está a mudar a forma como ensinamos e aprendemos, tornando a aprendizagem mais envolvente, mas também desafiante. A Educação e Formação Profissional enfrentam grandes desafios, incluindo novos programas para melhorar a transição escolar para a transição laboral e combater o desemprego juvenil e a atualização das competências dos profissionais para as novas tecnologias, incluindo a IA, a automação e a Economia Verde.

A utilização da tecnologia no trabalho e nas escolas de ensino profissional pode ajudar a superar estes desafios e apoiar os professores/formadores na promoção de uma melhor aprendizagem, sem aumentar a sua carga de trabalho. A tecnologia pode facilitar o desenvolvimento de materiais de aprendizagem atualizados e eficientes. Para concretizar estes benefícios, é necessário o desenvolvimento de novas competências por parte de professores e formadores do ensino e formação profissional.

Objetivos do projeto:

O objetivo central do projeto IDC-VET será desenvolver uma série de recursos para apoiar docentes e formadores de educação/formação profissional na utilização da tecnologia, desenvolvendo as suas competências digitais:

Objetivos específicos:

  • Examinar as necessidades e prioridades para o desenvolvimento profissional dos professores e formadores através do desenvolvimento de uma ferramenta online de autoavaliação de competências digitais;
  • Desenvolver cenários de aprendizagem para diferentes setores em EFP e testar os cenários e tecnologias associadas nas escolas de EFP ou no local de trabalho;
  • Desenvolver um repositório digital de Recursos Educativos Abertos e melhores práticas exemplares da utilização da tecnologia para o ensino e formação profissional em ambiente escolar e de trabalho;
  • Desenvolver oportunidades de aprendizagem inovadoras e fornecer materiais de aprendizagem para o desenvolvimento profissional de professores e formadores de EFP.


O projeto incidirá em três setores-chave no ensino e formação profissional:
1) produção de metalomecânica e de maquinaria;
2) assistência social
3) Hospitalidade/hotelaria.

 

Parceria:

  • Alytaus Profesinio Rengimo Centras (coordenação - Lituânia)
  • Pontydysgu Ltd (Reino Unido)
  • Synergasia Enegon Politon (Grécia)
  • Learningdigital di Stefano Tirati (Itália)
  • Universitaet Bremen (Alemanha)
  • TecMinho (Portugal)
  • Vytauto Didziojo Universitetas (Lituânia)

 

Co-financiado pelo programa Erasmus+

 

Projeto financiado com o apoio da Comissão Europeia. A informação contida nesta comunicação vincula exclusivamente o autor, não sendo a Comissão responsável pela utilização que dela possa ser feita.

 

 
Autenticação
Utilizador:
Password:
 
Novo registo
Recuperar Password
 
Acesso a Plataformas
 
Newsletter TecMinho
Subscrever
 
TecMinho no Twitter