Formação & Desenvolvimento
Promoção do conhecimento e desenvolvimento de pessoas e organizações
e-Learning
Serviços e soluções para e-learning.
Transferência de Tecnologia
Valorização do Conhecimento Comercialização de C&T.
Empreendedorismo
Promoção de uma cultura empreendedora e apoio a spin-offs universitários.
Clínica de Negócios
Consultas especializadas para o desenvolvimento dos negócios.
GAPI
Gabinete de Apoio à  Proteção da Propriedade Industrial.
TecMinho 30 Anos Mini-site
Oportunidades TecMinho
APCER Certificados da Qualidade
Central-Topo
Duas novas empresas spin-off da Universidade do Minho 2016-04-15

Foi atribuído esta semana o estatuto de empresa spin-off pela Universidade do Minho, representada pelo Professor Fernando Alexandre (Pró-Reitor para a Valorização do Conhecimento), a duas empresas oriundas da academia que exploram conhecimento intensivo gerado na Universidade.

A Universidade do Minho foi a primeira Universidade em Portugal a formalizar o reconhecimento do carácter inovador, estreita relação com a Universidade, perfil dos empreendedores e impacto económico e social esperado das empresas criadas a partir de alunos, ex-alunos, investigadores e docentes da academia, através da atribuição formal do "estatuto de spin-off". Num processo que é gerido pela TecMinho, e onde os projetos empresariais candidatos são acompanhados por mentores e reúnem pareceres positivos de diretores dos respetivos centros de investigação, da TecMinho e da Reitoria, desde 2006 foram já reconhecidas 45 empresas spin-off.

Estas empresas usufruem de uma relação estreita com a Universidade, a nível de reconhecimento, mentorização, apoio no desenvolvimento do plano de negócio, gestão da propriedade industrial e no acesso a investimento, podendo utilizar a marca "spin-off da Universidade do Minho".

As duas novas empresas são a Healthium - Healthcare Software Solutions, Lda, e a Gensys - Generic Systems, Lda.

A Healthium é uma empresa que se dedica ao desenvolvimento e comercialização de soluções de software na área da saúde, tendo como primeiro produto em carteira o Nutrium, um software para profissionais e clínicas de nutrição que permite a simplificação das suas tarefas mais complexas, como o planeamento, análise e criação de planos alimentares, os cálculos nutricionais e a gestão e análise de informação. A empresa tem como promotores 4 finalistas do Mestrado em Engenharia Informática da Universidade do Minho (e conta já com a Primavera Business Software Solutions como investidor. Trata-se de um projeto que tinha sido já premiado no SPINUM - Concurso de Ideias de Negócio da UMinho.

A GenSys - Generic Systems desenvolve sistemas informáticos para implementação de novos modelos de gestão da produção capaz de lidar com a diversidade e personalização de artigos em empresas das mais variadas áreas de atividade, abrangendo desde a gestão de informação de artigos, o planeamento da produção, o planeamento de necessidades materiais e capacidade, controlo de stocks, gestão da carteira de encomendas, custeio e orçamentação de artigos e programação da produção. Este software e os serviços associados foram já implementados com sucesso em grandes empresas, como a Bosch Car Multimedia. Os promotores são investigadores e alunos do Departamento de Produção e Sistemas da Universidade do Minho.
 

 
Autenticação
Utilizador:
Password:
 
Novo registo
Recuperar Password
 
Acesso a Plataformas
 
Newsletter TecMinho
Subscrever
 
TecMinho no Twitter