|
Legalmente constituída no dia 24 de julho de 1990, por iniciativa da Universidade do Minho e da AMAVE - Associação de Municípios do Vale de Ave, a TecMinho assinala este mês o seu 25º aniversário.
Sendo uma das mais antigas estruturas universitárias de transferência de conhecimento em Portugal, a TecMinho tem desde a sua criação procurado apoiar os investigadores na transferência dos seus resultados de investigação para o mercado e oferecer soluções para as necessidades das empresas nos domínios da investigação e desenvolvimento (I&D), inovação, propriedade industrial e formação.
Ao longo dos últimos anos, tem também interligado empreendedores e oportunidades de mercado para o lançamento de novas empresas baseadas em conhecimento intensivo, com especial relevo para as spin-offs académicas.
No domínio da formação, a TecMinho tem desde sempre apoiado a população ativa na implementação de atividades de formação numa perspetiva de gestão da carreira e tem promovido o desenvolvimento organizacional de empresas e outras entidades (ex. organismos da administração pública), sobretudo através da melhoria das competências dos seus recursos humanos.
Um conjunto de atividades será levado a efeito nos próximos meses para assinalar esta efeméride e aproximar todos aqueles que ao longo dos anos permitiram à TecMinho tornar-se uma referência na transferência de conhecimento entre a universidade e a sociedade. Entre essas iniciativas destaca-se uma conferência internacional no âmbito da qual será debatida a relação atual e futura da universidade com o seu meio envolvente, assim como a edição de uma brochura que apresentará o historial da TecMinho desde a sua fundação até aos nossos dias.
|