Formação & Desenvolvimento
Promoção do conhecimento e desenvolvimento de pessoas e organizações
e-Learning
Serviços e soluções para e-learning.
Transferência de Tecnologia
Valorização do Conhecimento Comercialização de C&T.
Empreendedorismo
Promoção de uma cultura empreendedora e apoio a spin-offs universitários.
Clínica de Negócios
Consultas especializadas para o desenvolvimento dos negócios.
GAPI
Gabinete de Apoio à  Proteção da Propriedade Industrial.
TecMinho 30 Anos Mini-site
Oportunidades TecMinho
APCER Certificados da Qualidade
Resolução de Problemas 8D e A3
Descrição
Plano:
Quadros Médios / Superiores
Data de início:
2020-12-09
Data de fim:
2020-12-17
Duração(h):
8
Horário:
Segundas, Terças, Quintas
   das 19:00 às 21:00
Inscrever...
CURSO ONLINE - Originalmente usada como um padrão da indústria militar americana MIL-STD 1520 Corrective Action and Disposition System for Nonconforming Material (1974) , o método 8D foi posteriormente adaptado pela Ford Motor Company e estruturado em 1987 num manual conhecido por TOPS (Team Oriented Problem Solving), Resolução de Problemas em Equipa, designando-se hoje por Global 8D (G8D).
 
A metodologia 8D está orientada para o tratamento de não conformidades, em particular as que sejam detetadas já no cliente. Procurando numa primeira fase, soluções imediatas para conter "dentro de portas" e evitar/impedir a produção e expedição de produtos não conformes, o método 8D permite, para além disso, uma análise sistematizada e estruturada com detalhe das causas das não conformidades e a seleção e implementação de ações corretivas eficazes, também aplicáveis a produtos ou processos similares.  
 
O método 8D é uma técnica fundamental para a melhoria contínua e por isso é exigido pela grande maioria dos construtores automóveis, mas também cada vez mais generalizado a quase todos os setores industriais e até de serviços, quer para não conformidades detetadas externamente, mas também para as principais não conformidades detetadas antes da expedição de produtos, ou prestação do serviço, ao cliente.
 
Duração:

8 horas (6 horas síncronas + 2 horas assíncronas):

- 3 Sessões síncronas de interação formador/formandos, das 19h00 às 21h00, nos dias: 09, 14 e 17 Dez
Atividades Assíncronas: 10 e 16 Dez
- atividades assíncronas entre sessões para consolidação de aprendizagens
 
Valor do Investimento:
100€ - 85€ (campanha promocional do aniversário dos 30 anos da TecMinho)
 
Objetivos
No final da formação, os participantes deverão ser capazes de:
 
- Participar ativamente nos estudos de identificação e resolução de problemas, a partir da metodologia estruturada 8D;
- Tratar problemas de forma estruturada, eficiente e eficaz;
- Aplicar as principais ferramentas ou técnicas básicas da qualidade para a identificação e resolução de problemas;
- Aplicar a metodologia 8D como resposta a solicitações/exigências específicas dos clientes (tendencialmente obrigatória no setor automóvel) e/ou como abordagem para o tratamento de não conformidades recorrentes internas (susceptíveis de elevados prejuízos e perdas de rentabilidade).
Conteúdos Programáticos
1. METODOLOGIA 8D
- O que é a metodologia 8D?
- As disciplinas do 8D:
· Utilizar a abordagem de equipa
· Descrever o problema.
· Implementar e verificar ações de contenção
· Definir e verificar causa raiz
· Identificar ações corretivas
· Implementar ações corretivas permanentes
· Prevenir a reincidência.
· Felicitar a equipa
- Ferramentas auxiliares de análise
- Estudo de casos práticos
 
2. RELATÓRIO A3
- O pensamento e a metodologia A3
- O Relatório A3 como suporte para a resolução de problemas
Metodologia 
Este curso será online, adotando uma estratégia muito semelhante à formação presencial.     
 
Teremos sessões de forma síncrona/em direto (formador e participantes estão online através de sistema de videoconferência), onde o formador abordará os conteúdos da formação e interagirá com os participantes e estes com o formador e com os restantes colegas (semelhante a uma sala de formação).Nesta sessões, serão discutidos casos práticos e realizadas atividades online.   
 
Entre cada sessão, haverá pequenas atividades que cada participante desenvolverá autonomamente, reforçando a sua aprendizagem.   
Tudo decorrerá de forma simples, prática, intuitiva.
 
Não são necessários conhecimentos de utilização de nenhum software ou ferramenta específica.
Apenas necessitará de um computador com ligação à internet, microfone e webcam.
O resto é connosco!
Formadores
Maria José Gabriel - Auditora, Formadora e Consultora de Sistemas de Qualidade com um experiência comprovada na indústria automóvel. Especialista em IATF16949, ISO/TS 16949, ISO9001, ISO14001, Garantia, Ferramentas APQP, PPAP, MAS, FMEA e SPC; Lean Office e Produção Lean, Resolução de Problemas (8D, A3) e Engenharia Automotiva. Licenciada em Engenharia Química pelo Instituto Superior Técnico.
   
 
Autenticação
Utilizador:
Password:
 
Novo registo
Recuperar Password
 
Acesso a Plataformas
 
Newsletter TecMinho
Subscrever
 
TecMinho no Twitter