|
|
| Projetos TecMinho |
 |
|
|
MS Excel - O poder das Macros e da Programação VBA – 3.ª edição
|
 |
| Descrição |
|
|
Plano:
|
|
Quadros Médios / Superiores |
|
|
Data de início:
|
|
2021-11-09 |
|
|
Data de fim:
|
|
2021-12-09 |
|
|
Duração(h):
|
|
20 |
|
|
Horário:
|
Terças, Quintas das 19:30 às 21:30 |
|
|
Inscrever...
|
 |
CURSO ONLINE - Este curso permitirá ao formando utilizar a programação VBA (Visual Basic for Applications) no Excel permitindo automatizar tarefas e agilizar processos, através da criação de macros e funções nas folhas de cálculo.
- 10 sessões síncronas de interação formador/formandos, das 19h30 às 21h30, nos dias: 9, 11, 16, 18, 23, 25, 30 de novembro; 2, 7 e 9 de dezembro de 2021.
- atividades assíncronas entre sessões para consolidação de aprendizagens
| Preços do Curso: |
| 205,00€ |
Valor para ex-formandos da TecMinho, Comunidade Académica da Universidade do Minho (docentes, funcionários, investigadores, alunos, ex-alunos, interfaces) e desempregados |
| 220,00€ |
Valor para outros participantes |
| |
|
 |
| Objetivos |
|
No final do curso os formandos serão capazes de:
- Criar Macros automáticas;
- Utilizar o Editor do Visual Basic;
- Criar procedimentos e funções em VBA;
- Utilizar expressões, variáveis e funções intrínsecas;
- Aceder a outros programas através do Excel com recurso a macros:
- Utilizar formulários e controlos para gerir, eliminar e introduzir informação;
- Analisar código e gerir erros associados.
|
 |
| Conteúdos Programáticos |
|
Módulo 1 - Introdução ao VBA
-
Integração do VBA no Excel e Editor de código
-
Separador de Programador
-
Editor de código
-
Definições base
-
Construção de Macros automáticas
-
Gravação de Macros Automáticas e controlos para gravação de Macros
-
Macros Relativas e Absolutas
-
Análise do código gerado
-
Introdução aos objetos do Excel (Workbook, Worksheet, etc)
Módulo 2 - Introdução à Programação em VBA
-
Variáveis, Constantes e Tipos de Dados
-
Arrays (Matrizes)
-
Operadores de Comparação, Lógicos e Aritméticos
-
Funções e Procedimentos
-
Estruturas de Decisão e Estruturas de Repetição
Módulo 3 - Funções
-
Procedimentos e Funções de utilizador
-
Funções de Excel (Texto, Conversões, Data/Hora, Validação, Formatação)
-
Funções de utilizador
-
Tratamento de Erros
-
Criação de Add-Ins
Módulo 4 - Formulários
-
Programação de interfaces - Formulários, friso e menus
-
Criação de formulário de utilizador (Userforms)
-
Utilização de Eventos na Aplicação
-
Configuração do friso e menus da aplicação
|
 |
| Metodologia |
|
Este curso será online, adotando uma estratégia muito semelhante à formação presencial. Teremos sessões de forma síncrona/em direto (formador e participantes estão online através de sistema de videoconferência), onde o formador abordará os conteúdos da formação e interagirá com os participantes e estes com o formador e com os restantes colegas. O formador estará disponível 15 minutos antes do início da sessão para apoio aos formandos na preparação dos meios necessários à participação.
Entre cada sessão síncrona, haverá atividades assíncronas que cada participante desenvolverá autonomamente, reforçando a sua aprendizagem.
Todos os módulos terão atividades individuais e/ou em grupo para investigação e estudo dos temas, consolidação de conhecimentos e prática nos softwares apresentados nas sessões síncronas.
Nos dias de intervalo das sessões, o formador estará disponível para apoio aos formandos por via de e-mail, chat ou videochamada, em horário a combinar.Quando apropriado o formador poderá sugerir/agendar reuniões de grupo ou fóruns e chats na Moodle para resolver questões comuns a vários formandos.
|
 |
| Destinatários |
|
Destina-se a todos os que já trabalham frequentemente com folhas de cálculo de Excel e que pretendem utilizar ferramentas de programação para melhorar ainda mais o desempenho das suas folhas de cálculo, automatizar processos e cálculos através do recurso à programação em VBA.
|
 |
| Pré-requisitos |
|
Os participantes devem trabalhar com frequência com folhas de Excel.
|
|
| |
|
|
|
|