TecMinho 30 Anos Mini-site
Oportunidades TecMinho
APCER Certificados da Qualidade
Ferramentas da Qualidade: Análise e Identificação de Causas Raiz – 2.ª edição
Descrição
Plano:
Quadros Médios / Superiores
Data de início:
2021-01-19
Data de fim:
2021-01-25
Duração(h):
6
Horário:
Segundas, Terças
   das 19:30 às 21:30
Inscrever...
CURSO ONLINE - Com exceção de alguns setores específicos, nomeadamente no setor automóvel, a utilização de ferramentas da qualidade não é uma prática sistemática na maioria das organizações nacionais. Estudos recentes demonstram que num universo alargado de organizações certificadas segundo a norma ISO 9001, apenas, aproximadamente, 20 a 30% usavam, no seu dia-a-dia, as ferramentas da qualidade.  
 
A realização deste curso pretende dar resposta a uma das principais razões para a não utilização das ferramentas da qualidade nas organizações: ausência de conhecimentos nas organizações sobre esta temática.
 
 
 
Preços do Curso:
75,00€ Valor para ex-formandos da TecMinho, Comunidade Académica da Universidade do Minho (docentes, funcionários, investigadores, alunos, ex-alunos, interfaces) e desempregados
90,00€ Valor para outros participantes

 
Curso promovido em parceria com a Quality for Excellence.
Objetivos
No final deste Curso, os formandos deverão ser capazes de:   
    • Conhecer as ferramentas da qualidade existentes;  
    • Compreender e aplicar cada uma das ferramentas de acordo com a necessidade de definir, medir, analisar e propor soluções para os diferentes problemas.
Conteúdos Programáticos
SESSÃO 1 - Síncrona (2 horas)
FERRAMENTAS DE CONTROLO DA QUALIDADE:  
    • Fluxogramas  
    • Folhas de recolha de dados  
    • Diagrama de Pareto
    • Brainstorming  
    • Diagrama de Ishikawa (causa-efeito)  
    • Histogramas  
    • Diagramas de Dispersão  
    • Cartas de Controlo  
 
SESSÃO 2 - Assíncrona (2 horas)  
Exercícios de aplicação prática das ferramentas de controlo da qualidade, aplicados ao contexto profissional dos formandos.
  
SESSÃO 3 - Síncrona (2 horas)
Análise e feedback das atividades desenvolvidas com a aplicação das diferentes ferramentas da qualidade
Metodologia 
Este curso será à distância, adotando uma estratégia muito semelhante à formação presencial. Teremos sessões normais do curso, de forma síncrona (formador e participantes estão online através de sistema de videoconferência), onde o formador abordará os conteúdos da formação e interagirá com os participantes e estes com o formador e com os restantes colegas (semelhante a uma sala de formação).  
 
Entre cada sessão, haverá pequenas atividades que cada participante desenvolverá autonomamente, com o objetivo de reforçar a sua aprendizagem.   Tudo decorrerá de forma simples, prática, intuitiva. Não são necessários conhecimentos de utilização de nenhum software ou ferramenta específica. Apenas necessitará de um computador com ligação à internet, microfone e webcam. O resto é connosco!
Destinatários
Profissionais provenientes do setor industrial e/ou do setor dos serviços com interesse na aquisição ou consolidação de conhecimentos na área da qualidade, nomeadamente na resolução de problemas.
Pré-requisitos
Sendo um curso online, necessitará de um computador com ligação à internet, webcam e microfone. Não são necessários conhecimentos de utilização de nenhum software ou ferramenta específica.
Formadores
Ana Monteiro: Licenciatura em Química - Ramo Controlo da Qualidade de Materiais Têxteis pela Universidade do Minho (2007). Pós-graduação em Sistemas Integrados de Gestão - Qualidade, Ambiente e Segurança no Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (2010). Implementou o Sistema de Gestão da Qualidade na Ordem dos Engenheiros - Região Norte (única região certificada), onde desempenhou funções de Responsável da Qualidade, com preparação e execução de auditorias internas, bem como monitorização e controlo aos Planos de Ações do Conselho Diretivo (2011-2014).  Diretora Executiva da Q4E, Consultora e Formadora nas áreas da Qualidade e Ambiente, sendo responsável pela prestação de serviços de apoio à gestão e melhoria nas organizações clientes da Q4E (2014-...).
   
 
Autenticação
Utilizador:
Password:
 
Novo registo
Recuperar Password
 
Acesso a Plataformas
 
Newsletter TecMinho
Subscrever
 
TecMinho no Twitter