ATENA
O projeto "Atena - Access To EducatioN for All" pretende trocar boas práticas no setor de Educação e Formação Profissional, respondendo ao apelo a uma mudança na educação e concentrando a sua missão na melhoria do ecossistema da educação e formação profissionais como instrumento de mudança social e cultural.
Metas:
O projeto responde a duas prioridades estreitamente interligadas:
- o desenvolvimento profissional de professores, formadores e tutores de formação profissional (meta primária);
- inclusão social, numa perspetiva que considera o profissionalismo e o crescimento da consciência por parte dos docentes/formadores uma condição essencial para um sistema de formação inclusiva para todos.
O projeto ATENA pretende identificar e implementar (a partir do contexto de referência que caracteriza cada organização parceira) estratégias concretas e modalidades para a aplicação dos princípios da informação e formação acessível.
Tem como objetivo a elaboração, avaliação e implementação de uma Declaração de Intenções sobre Acessibilidade, documento de referência para a promoção e aplicação de políticas de acessibilidade no contexto educacional e, sobretudo, na produção de informação e materiais educacionais. Esta declaração será concebida num processo de cocriação de conteúdo que envolverá tanto o principal grupo-alvo, como os beneficiários finais.
Através do processo de autoavaliação, foram analisados os seguintes elementos-chave de informação e perfil educacional - em relação aos materiais digitais disponíveis online - das organizações parceiras:
- padrões de acessibilidade para o site de cada organização (os sites foram avaliados usando a ferramenta de avaliação WAVE Web Accessibility);
- padrões de acessibilidade de uma amostra de documentos divulgados no site de cada parceiro.
Os dados recolhidos forneceram um perfil atualizado sobre o nível de acessibilidade dos materiais de ensino online de cada organização e, embora não sejam exaustivos, mostram que a maioria das ferramentas apresentadas não é acessível ou apenas parcialmente acessível. Além disso, a autoavaliação mostrou que nenhuma das organizações parceiras apresenta uma Declaração de Acessibilidade oficial ou uma Declaração de compromissos específica.
Fases da Metodologia:
- Elaboração e implementação de um questionário interno
- análise dos dados recolhidos e implementação de um relatório final (disponível aqui).
- planeamento e implementação de uma série de reuniões de co-planeamento
- elaboração do documento final e criação de um documento específico para acompanhamento de médio prazo
- promoção do documento dentro de cada organização
- apresentação do documento aos tomadores de decisão políticos a nível local e regional.
Após o encerramento do projeto (após cerca de seis meses), os parceiros avaliarão os resultados alcançados: os dados recolhidos serão analisados coletivamente para verificar os seus pontos fortes e fracos, na perspetiva de fortalecer e expandir as atividades.
Entidades parceiras:
- BlueBook - Itália (coordenação)
- Panevezio darbo rinkos mokymo centras – Lituânia
- TecMinho - Portugal
- Strokovni izobrazevalni center Ljubljana – Eslovénia
- Istituto di istruzione superiore Boselli – Itália
Contactos:
Ana Dias
TecMinho - Centro e-Learning
Tel: 253 510 590
Projeto financiado com o apoio da Comissão Europeia. A informação contida nesta comunicação vincula exclusivamente o autor, não sendo a Comissão responsável pela utilização que dela possa ser feita.