PatENT - Entrepreneurship for Migrants

Logótipo do projeto: PatENT Entrepreneurship for MigrantsO projeto Erasmus+ "PatENT - Entrepreneurship for Migrants" pretende sensibilizar os jovens migrantes para o potencial do empreendedorismo e motivá-los a pensar em criar uma empresa. Este projeto de empreendedorismo para migrantes será um instrumento poderoso não só para a sua empregabilidade, mas também para a inclusão social deste grupo-alvo na comunidade.

O desenvolvimento de abordagens educativas ao empreendedorismo e, em particular, ao registo de patentes por empresas entre os jovens migrantes é o cerne deste projeto. Utilizando a sua vasta experiência em educação para o empreendedorismo, os parceiros do projeto planeiam desenvolver novos métodos para responder às necessidades e limitações do seu grupo-alvo. O empreendedorismo de patentes terá um lugar particularmente importante nas ferramentas educativas que serão desenvolvidas, como uma área em que vemos um grande potencial para envolver os nossos beneficiários.

Este projeto também se centrará na disponibilização de materiais educativos inovadores e de educação aberta no trabalho com jovens. Os resultados esperados desta parceria estratégica são duplos: por um lado, os parceiros desenvolverão produtos que poderão ser utilizados para promover educação não formal para animadores de juventude e para os beneficiários sobre o desenvolvimento de atividades para o empreendedorismo de patentes (entre os jovens).

Resultados esperados:

  • Investigação com dados atuais sobre as oportunidades de empreendedorismo para os migrantes nos 5 países da parceria PatENT.
  • Criação de 6 centros educativos dedicados à partilha de informações e à educação de jovens com origem migrante sobre os primeiros passos em empreendedorismo para desenvolver um negócio e patentear ideias e abordagens inovadoras empreendedoras.
  • Aumentar as capacidades das entidades parceiras para as atividades dos centros educativos, para a educação dos jovens migrantes nas comunidades locais e para a promoção do empreendedorismo, através do desenvolvimento de um guia completo sobre a criação e gestão de centros educativos.
  • Recolha de 42 histórias de empresários com antecedentes migrantes e criação de um documentário, que pode ser partilhado através do trabalho dos 6 polos educativos. Espera-se que este documentário sirva de inspiração e de material de know-how para futuros jovens migrantes interessados em atividades empresariais e em patentear inovações.

Site do projeto: https://migrants-can-patent.eu/


Parceria:


logo da UE. Cofinanciado pela União EuropeiaFinanciado pela União Europeia. Os pontos de vista e as opiniões expressas são as do(s) autor(es) e não refletem necessariamente a posição da União Europeia ou da Agência de Execução Europeia da Educação e da Cultura (EACEA). Nem a União Europeia nem a EACEA podem ser tidos como responsáveis por essas opiniões.

Este site utiliza cookies

Usamos cookies para melhorar a experiência dos nossos utilizadores e medir o desempenho dos conteúdos.