Visita à fábrica Curtumes Boaventura marca arranque de novo projeto de I&D
A visita dos parceiros do projeto "TanneryBot - Sistema Pick and Place assistido por visão artificial" à fábrica Curtumes Boaventura em Alcanena, no passado dia 12 de novembro, marcou o arranque do projeto que é liderado pela DIB4T Engenharia & Automação e tem como copromotores o Centro Tecnológico das Indústrias de Couros, a Wiseware Solutions, a Universidade do Minho, a TecMinho e, como tomadora da inovação tecnológica resultante do projeto, a empresa Curtumes Boaventura.
A Curtumes Boaventura é uma fábrica de referência em Portugal certificada nos processos de preparação, tratamento e finalização de peles de bovino. Com uma produção direcionada principalmente para os mercados internacionais, a Curtumes Boaventura é uma empresa familiar de grande porte que desenvolve um ciclo completo de produção numa perspetiva integrada de economia circular.
A TecMinho assume, neste projeto, um papel de vigilância tecnológica ativa e avaliação dos resultados de I&D em termos de propriedade industrial feito a partir do processo de investigação e desenvolvimento em curso, e que visa a incorporação no ciclo produtivo da fábrica de uma ferramenta inovadora de automação robótica.
Esta Operação é cofinanciada pela União Europeia através do Programa COMPETE 2030.