Procurement, Compras e Otimização Transacional
Descrição
CURSO ONLINE - Num mercado competitivo e sujeito a condicionantes globais de incerteza, como os conflitos transnacionais, limitações de circulação de meios e produtos nas rotas tradicionais, opções de utilização energética, conflitos sociais e culturais, as empresas deparam-se com dificuldades para gerir as suas aquisições.
Embora já exista conhecimento e experiência adquirida, urge repensar o método de trabalho no processo transacional. A mudança não deverá ser radical, mas incremental, criando sinergias e economias de escala nos instrumentos e métodos disponíveis, com empenho e criatividade.
Na cadeia de abastecimento, há que contar com confiança e continuidade com os designados anteriormente fornecedores e clientes, agora assumidos como parceiros a montante da produção e a jusante da produção. Estas parcerias deverão ser tratadas de modo sistémico pelos profissionais que lidam com o processo de aquisição, adquirindo competências em áreas de intervenção direta ou indireta, nas componentes logísticas, financeiras, sociais de desempenho e muitas outras que possam promover a valorização do investimento na transação.
Nesta formação, os participantes vão compreender a vertente comercial do processo transacional a montante, nomeadamente no que refere o conhecimento do mercado e de todas as fases que conduzem à criação de valor em todas as suas atividades.
Objetivos
No final da formação, os participantes deverão ser capazes de:
- Obter competências no planeamento estratégico das compras, da preparação, execução, conclusão e controlo efetivo da compra em todas as fases do processo;
- Inserir o processo transacional numa envolvente de gestão de todas as necessidades do Procurement;
- Executar um processo negocial, na perspetiva de obtenção de um compromisso no objeto transacional em linha com as necessidades de gestão financeira otimizada;
- Assumir as competências na gestão integrada do processo comercial das compras em linha com as necessidades das outras funções da empresa;
- Obter competências na aplicação das ferramentas do Lean Management na gestão do processo de procurement, compras, com técnicas de planeamento, execução, controlo e avaliação;
- Aplicar as ferramentas de análise, avaliação e gestão do risco nos parceiros a montante.
Conteúdos Programáticos
A. AS COMPRAS COMO FERRAMENTA DE CRIAÇÃO DE VALOR
- A Análise Estratégica (interna e externa)
- Operações fundamentais – Pirâmide colaborativa
- Contexto interno e externo, nacional e global
- O processo de compras numa economia global
- As Compras e a Organização
- Matrizes SWOT, PEST
B. ESTRATÉGIA DE COMPRAS COM SUPORTE NO PROCUREMENT
- Identificação de necessidades - bases de dados e tratamento da informação
- Procurement. Componentes e importância do processo
- Benchmarking e inovação. Gestão instrumental
- Avaliação e Gestão do Risco
C. GESTÃO DO PROCESSO DE COMPRAS
- Estabelecimento da necessidade
- Fases da Compra. Pre-tendering (RFQ), tendering (RFP) e award
- Bases de orçamentação
- Custeio. Tipos de Custo e estrutura do lucro
- Investimento e retorno (Trade-off e BAFO). Bases financeiras. Custo do capital
- O processo de negociação. Técnicas e rotas de preparação, planeamento, execução e fecho
D. A COMPRA COMO PROCESSO TOTAL - AQUISIÇÃO INTERNACIONAL
- Gestão dos Incoterms e o papel dos agentes de Comércio
- Atores económicos. Transitários, Agentes, Despachantes
- Os 3 tipos de qualidade na preparação de propostas
- Cotações, análise de propostas. Processos, critérios de avaliação e de decisão
E. GESTÃO DE FORNECEDORES (PARCEIROS A MONTANTE)
- Identificação de Necessidades. Validação, admissão, certificação, homologação
- Integração na gestão do processo produtivo. Criação de receitas implícitas por desintegração com mais-valias
- Gestão do crédito no fornecedor. Vantagens e inconvenientes
- Processos de Melhoria. Ferramentas Lean
- Integração das Compras na gestão de projetos
- Indicadores de boas práticas
F. GESTÃO DAS COMPRAS INTEGRADAS NA LOGÍSTICA E NA PRODUÇÃO
- A cadeia de abastecimento
- Transportes e informação. Gestão integrada e lead times
- Critérios e relevância da seleção dos transportes
- Gestão das compras em nível e posição de stock. VMI e crossdocking
- Agregação, segmentação e processos de faseamento na otimização da satisfação de necessidades
G. INDICADORES CHAVE DE DESEMPENHO - M…TRICAS DE DESEMPENHO
- Produtividade
- Eficiência e eficácia
- Elasticidade, disponibilidade e capacidade
- Indicadores de nível de serviço de referência no setor
- Qualidade
Destinatários
Profissionais das áreas de Procurement, Compras, Logística e outros potenciais interessados.
Pré-requisitos
Sendo um curso online, necessitará de um computador com ligação à internet, webcam e microfone.
Não são necessários conhecimentos de utilização de nenhum software ou ferramenta específica.