3.ª edição

Inteligência Comercial potenciada por IA

Descrição

Estamos a entrar numa era em que a sensibilidade humana e a precisão tecnológica caminham lado a lado. Já não vendemos funcionalidades, vendemos transformação. Já não seguimos instinto, afinamos perceção. Já não reagimos - antecipamos.


Esta formação junta estudo de comportamento, estratégia e tecnologia para treinar o olhar comercial e aplicar a IA como barómetro comercial: para treinar objeções, identificar micro-sinais do cliente ideal, monitorizar padrões de comportamento e ajustar estratégia com precisão emocional e lógica.


Pretende-se, através, da leitura emocional à decisão estratégica construir o novo caminho para aumentar conversão e lifetime value.


Objetivos

No final da formação, os participantes estarão capazes de:

    • Compreender os mecanismos subconscientes que determinam o comportamento do cliente
    • Dominar ferramentas práticas de negociação e comunicação empática
    • Integrar técnicas de PNL, Coaching e Hipnose nos seus modelos de venda
    • Aplicar IA como ferramenta de treino, diagnóstico e monitorização comercial, desenvolvendo uma abordagem moderna e sustentável para vender em mercados saturados


Conteúdos Programáticos

I - Comportamento do Cliente

  • Os processos subconscientes que influenciam o comportamento do cliente
  • Inteligência comercial - o novo modelo de negociação
  • Como podemos liderar a relação com o cliente, levando-o para o espaço de abertura e serenidade para concluir um negócio ou uma operação
  • O que significa vender num mercado saturado
  • A diferença entre “empurrar” e “atrair”: do pitch à energia de valor
  • Diagnóstico: em que ponto está o seu funil emocional de vendas


II – Liderança na relação com o Cliente

  • O modelo PNL: Igualar | Espelhar | Regular | Liderar
  • 3 Estratégias para gerar empatia, confiança e mais vendas
  • Profiling – como identificar o perfil de cada cliente a adaptar abordagens
  • Técnicas para criar micro-impactos na comunicação digital (email, WhatsApp, LinkedIn, etc.)
  • Estratégias de storyselling e autoridade emocional
  • Roleplaying para cada profiling com simulação de caso, com o objetivo de compreender e aprender os gatilhos comportamentais e estratégias de gestão de potencial.



III - Fricção zero na negociação e fecho

  • Como criar um modelo estratégico FRICÇÃO ZERO
  • Eliminar - Antecipar – Comunicar
  • Âncoras emocionais
  • Comandos de PNL
  • Linguagem corporal e comunicação espelhada
  • Modelação comportamental (técnica de swishing)
  • Como fechar negócios com menos conversa usando o modelo Coaching
  • Como vender sem vender: o poder da pergunta certa e do timing
  • Ferramentas para mapear o “estado de compra” e ajustar o discurso



IV - IA como Ferramenta de Inteligência Comercial

  • Como usar IA para monitorizar o comportamento da persona e o ciclo emocional de compra
  • Ferramentas práticas de escuta social e análise de padrões linguísticos
  • Como treinar a IA para identificar objeções típicas e testar argumentos de resposta
  • O uso da IA como espelho e barómetro de treino comercial: roleplays com prompts inteligentes
  • Prática e Simulação:
    • Roleplaying com casos reais dos participantes
    • Análise em grupo com IA como observador (“feedback em tempo real”)
    • Criação de um modelo pessoal de inteligência comercial

Metodologias

Este curso será online, com sessões síncronas em direto (formador e participantes estão online através de sistema de videoconferência), onde o formador abordará os conteúdos e interage com os participantes, e estes com o formador e com os restantes colegas. A metodologia privilegia a aplicação prática imediata.

Cada módulo inclui exercícios com situações reais que os participantes enfrentam no dia a dia profissional, permitindo que, no final da formação, tenham as ferramentas prontas a usar nas suas atividades.

Destinatários

Todos os que intervêm direta ou indiretamente em qualquer momento do processo comercial. Todos os que acreditam que têm um papel fundamental nas vendas e conversões da sua empresa e mesmo para aqueles que ainda não acreditam.

Formadores

Ana Torres é formada em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho e com um percurso de mais de 17 anos dedicado ao marketing estratégico, à comunicação como ferramenta de facilitação e conexão e à criatividade e inovação enquanto modelos sistémicos de melhoria contínua. Esteve ligada a múltiplos segmentos e projetos, na Sonaecom, nas multinacionais Merlin Enternainments e Multi Development, no Grupo Mystic Invest e, atualmente, como consultora, mentora e formadora em áreas como a Comunicação e Marketing Estratégicos, Marketing Digital, Inovação, Criatividade e Design Thinking, Neuro-Estratégia, entre outras.

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