TecMinho obtém certificação do seu Sistema de Gestão da Qualidade e IDI 2014-02-12

A TecMinho obteve a dupla certificação ISO 9001 (Gestão da Qualidade) e NP 4457 (Gestão da Investigação, Desenvolvimento e Inovação) atribuída pela APCER – Associação Portuguesa de Certificação. Esta certificação abrange a totalidade dos domínios de intervenção da TecMinho, nomeadamente a Transferência de Tecnologia (incluindo a Proteção da Propriedade Industrial, a Comercialização de Ciência e Tecnologia e o Empreendedorismo Académico) e a Formação e Desenvolvimento Organizacional (incluindo o e-Learning e a Mobilidade Transnacional).

A TecMinho tornou-se, assim, a primeira interface das universidades portuguesas a conseguir a certificação em Investigação, Desenvolvimento e Inovação (IDI), sendo também uma das três primeiras organizações nacionais sem ter a forma jurídica de empresa a ser certificada em IDI.

Enquanto interface da Universidade do Minho, a TecMinho tem como missão a valorização e a transferência de conhecimento para o tecido empresarial e demais atores económicos e sociais, contribuindo para a inovação, o empreendedorismo e o desenvolvimento das competências das organizações e das pessoas.

Fundada em 1990 por iniciativa da Universidade do Minho, a TecMinho tem apoiado os investigadores na transferência efetiva dos seus resultados de investigação para o mercado, oferecendo ao mesmo tempo, enquanto ponto de acesso ao conhecimento da Universidade, soluções para as necessidades das empresas nos domínios da investigação e desenvolvimento (I&D), inovação, propriedade industrial e formação.

Ao longo dos últimos anos, tem também interligado empreendedores, tecnologias e oportunidades de mercado para o desenvolvimento de novas empresas, com especial relevo para os spin-offs académicos.

Nos domínios da formação e qualificação, a TecMinho tem apoiado a população ativa na definição e implementação de atividades de formação numa perspetiva de gestão da carreira, fomentando a aprendizagem e educação ao longo da vida, assim como tem promovido o desenvolvimento organizacional (empresas e organismos da administração pública central e local), sobretudo através da melhoria das competências dos seus recursos humanos e da inovação da gestão.

A TecMinho é uma das mais antigas estruturas universitárias de transferência de conhecimento em Portugal. Ao longo dos seus 24 anos de história promoveu mais de 300 tecnologias da Universidade do Minho em mercados nacionais e internacionais, tendo estabelecido cerca de 400 contratos de I&D com a indústria e apoiado 160 pedidos de patentes e a criação de 120 empresas. Implementou ainda projetos de formação-ação para a modernização da gestão em 250 PMEs, organizou 1900 ações de formação presencial e 80 ações e-learning para 28000 formandos, participou em 120 projetos internacionais e concedeu 1000 bolsas para estágios profissionais de jovens em empresas estrangeiras. Entre muitos outros números que ilustram a dimensão das suas atividades, a TecMinho envolveu um total de 800 investigadores universitários e cerca de 5700 empresas e outras entidades.