Colabora 2012 - Fórum de práticas e-learning na UMinho 2012-06-06

10:45 - Pausa
11:15 - Experiências da avaliação dos alunos online -

Professor Henrique Santos, Escola de Engenharia
11:45 - Aprendizagem autónoma e colaborativa na formação e-learning: O Curso de Formação Especializada em Espanhol Língua Estrangeira

Professor Joaquín Núñez, Instituto de Letras e Ciências Humanas
12:15 - Mesa redonda

Perspetivas e prospetivas do e-learning na Universidade do Minho Professora Clara Coutinho, Instituto de Educação; Professora Cristiana Leal, Escola de Economia e Gestão; Professora Celina Leão, Escola de Engenharia; Professora Filomena Soares, Escola de Engenharia; Professora Cristina Aguiar, Escola de Ciências; Professora Alice Matos, Instituto de Ciências Sociais

13:00   Almoço

14:30   WORKSHOPS:

- Workshop "Produção de Conteúdos Vídeo em Contexto Educativo – EDUCast"  - Universidade do Porto – GATIUP
(limite de 20 participantes)
Este workshop irá apresentar os conceitos básicos de produção de um vídeo educacional com o recurso à plataforma EDUCast e  focar a necessidade de conhecer e acompanhar o processo de planificação de um vídeo educativo, como algo fundamental para sua a criação.
Depois de uma breve exposição das principais questões envolvidas na construção de um guião de produção de vídeo, os participantes serão convidados a ver alguns modelos e a produzir um pequeno vídeo (em trabalho de grupo) e posterior apresentação.
Assim, a sessão dividir-se-á em várias fases: exposição, exemplificação, discussão aberta, negociação e atividade hands-on de grupo.

- Workshop "Livescribe, escrever educação" - Yonos
(limite de 15 participantes)
Introdução à smartpen da Livescribe, com descrição das funcionalidades básicas da caneta , do papel de pontos e do Livescribe desktop. Exemplos de pencasts em ambiente académico. Criação de pencasts e partilha em formato adobe ( pencast.pdf ). Projecção dos conteúdos criados durante a sessão.

- Workshop "Crash Course em "Rapid Learning" - Novabase
(limite de 20 participantes)
O Rapid Learning reduz custos e tempo de produção aumentando a capacidade de resposta às necessidades de formação das organizações. Participe neste curso promovido pela Novabase e terá a oportunidade de:
• Explorar o conceito e metodologia de Rapid Learning no que respeita ao Instructional Design, construção multimédia e gestão do processo.
• Avaliar diferentes ferramentas de suporte à concepção e construção de conteúdos multimédia para Rapid Learning.
• Aplicar a metodologia de Rapid Learning na resolução de um caso prático.

16:30   Debate
17:00   Encerramento

INSCRIÇÕES:

»» FICHA DE INSCRIÇÃO (ative as macros)

Enviar Ficha de Inscrição para:
   TecMinho - A/c Fátima Correia
   Email:  elearning@tecminho.uminho.pt
   Fax: 253 510 591

Todas as inscrições só serão válidas após o envio da confirmação de aceitação por parte da organização.

Organização:
- Gabinete de Apoio ao Ensino da Universidade do Minho