Formação & Desenvolvimento
Promoção do conhecimento e desenvolvimento de pessoas e organizações
e-Learning
Serviços e soluções para e-learning.
Transferência de Tecnologia
Valorização do Conhecimento Comercialização de C&T.
Empreendedorismo
Promoção de uma cultura empreendedora e apoio a spin-offs universitários.
Clínica de Negócios
Consultas especializadas para o desenvolvimento dos negócios.
GAPI
Gabinete de Apoio à  Proteção da Propriedade Industrial.
TecMinho 30 Anos Mini-site
Oportunidades TecMinho
APCER Certificados da Qualidade
Central-Topo
SpinUM - Concurso de Ideias de Negócio premeia ideias inovadoras da UMinho pelo quarto ano 2011-12-16

O Empreendedorismo inovador gerado na Universidade do Minho foi novamente premiado no "SpinUM - Concurso de Ideias de Negócio", iniciativa promovida pela TecMinho e Spinpark já no seu quarto ano. A sessão final deste concurso teve lugar no dia 14 de Dezembro no Avepark para atribuição dos galardões às ideias de negócio escolhidas pelo júri como as mais inovadoras. As ideias finalistas desta terceira edição do SpinUM provêm de áreas como biotecnologia, informática, física e saúde.

A ideia vencedora do "1º Prémio SpinUM” foi "BMLAB - Behaviour e Molecular Lab" dos promotores Luísa Pinto, António Pinheiro, Patrícia Patrício e João Peixoto. O BMLAB permite às empresas farmacêuticas apostar e investir com maior segurança na prossecução para a fase de ensaios clínicos durante o processo de desenvolvimento de novos compostos na área da neuropsiquiatria e neurologia.


O "2º Prémio SpinUM" foi a atribuído à ideia de negócio "PLANTMED - Produção Biológica de Plantas Aromáticas e Medicinais e Derivados Vegetais" dos promotores André Moreira e Ana Silva. A PlantMed tem como objetivo a produção de Plantas Aromáticas e Medicinais (PAM) em modo de Agricultura Biológica (AB) e a obtenção de extratos/ derivados (e.g. óleos essenciais), o que nos irá permitir avançar na cadeia de valor deste tipo de produtos.


Este concurso atribuiu, ainda, o "Prémio de Jovens Empreendedores" à ideia "BMLAB - Behaviour e Molecular Lab".


Após a apresentação das sete ideias finalistas nesta sessão final da 4.ª edição do “SpinUM”, o júri, composto por representantes do Spinpark (Dr. Avelino Pinto), Universidade do Minho (Professora Elisabete Sá), Espírito Santo Ventures (Dr. João Dias) e Invicta Angels (Dr. Rui Vaz Sousa), atribuiu os vários prémios. O SpinUM distribuiu prémios monetários e ofereceu serviços de apoio à criação de empresas num valor total superior a 20.000 euros.


Para além das ideias vencedoras, os projetos apurados para a final, entre as 26 candidaturas apresentadas a concurso, foram “Bewarket”, “Clean Food - Inovação Alimentar”, “Clueless Ideas”, “R+” e “Sensores Magnetoelectricos”.


Organizado pela TecMinho, em conjunto com o Spinpark, e dirigido à comunidade de investigadores, alunos e antigos alunos da Universidade do Minho, o Concurso “SpinUM” pretende premiar e apoiar as ideias de negócio mais inovadoras e com maior potencial em qualquer domínio científico ou tecnológico, geradas naquela que é hoje, seguramente, uma das universidades mais empreendedoras de Portugal – a Universidade do Minho.
Com efeito, no decurso dos últimos anos, tem-se tornado frequente assistir, no âmbito dos principais concursos nacionais de empreendedorismo, ao sucesso das equipas de investigadores e/ou de alunos desta Universidade. Exemplo deste facto, o recentemente atribuído prémio BES Inovação, organizado pelo Banco Espírito Santo.


O “SpinUM – Concurso de Ideias de Negócio” é co-financiado pelo Programa Operacional Factores de Competitividade (QREN) e pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

 

 

1º Prémio SpinUM 2011
 

2º Prémio SpinUM 2011
 

Prémio de Jovens
Empreendedores SpinUM

Júri SpinUM 2011


 

 

Abertura da sessão final
com a presença do
Dr. Augusto Ferreira,
Diretor-Geral da TecMinho

     

 

 
Autenticação
Utilizador:
Password:
 
Novo registo
Recuperar Password
 
Acesso a Plataformas
 
Newsletter TecMinho
Subscrever
 
TecMinho no Twitter