SpinUM - Concurso de Ideias de Negócio premeia ideias inovadoras da UMinho pelo terceiro ano 2011-01-31

O Empreendedorismo inovador gerado na Universidade do Minho foi novamente premiado no "SpinUM - Concurso de Ideias de Negócio", iniciativa promovida pela TecMinho e Spinpark já no seu terceiro ano.  A sessão final deste concurso teve lugar no Avepark para atribuição dos galardões às ideias de negócio escolhidas pelo júri como as mais inovadoras. As ideias finalistas desta terceira edição do SpinUM provêm de áreas como biotecnologia, têxtil, electrónica, física e saúde.

A ideia vencedora do "1º Prémio SpinUM” foi "euPA/Eu Preciso de Ajuda – Sistema de Monitorização de Saúde e Localização de Emergência por GPS" dos promotores Lino Machado, Raul Machado, Evandro Oliveira e Carlos Oliveira. A solução euPA facilita a comunicação entre o paciente e a plataforma de prestação de serviços de saúde, monitorizando em tempo real a frequência cardíaca do utilizador através de um dispositivo móvel.

O "2º Prémio SpinUM" foi a atribuído à ideia de negócio  "Neptuno - Detecção Precoce de Afogamento em Piscinas Privadas" dos  promotores Nuno Peixoto, Nuno Cardoso, Adriano Tavares e José Mendes. O projecto Neptuno visa o desenvolvimento de tecnologias baseadas em visão por computador capazes de substituir um ser humano na tarefa de vigilância dos utilizadores de piscinas privadas, permitindo a prevenção de acidentes por afogamento muitas vezes fatais.

Este concurso atribuiu, ainda, o "Prémio de Jovens Empreendedores" à ideia DEIFIL TECHNOLOGY dos promotores Andreia Afonso e Manuel Vieira. A DEIFIL Technology pretende aplicar técnicas modernas de propagação vegetal in vitro para a reprodução de plantas agrícolas ou florestais.

Após a apresentação das sete ideias finalistas nesta sessão final da 3.ª edição do “SpinUM”, o júri, composto por representantes do Spinpark (Dr. Avelino Pinto), Universidade do Minho (Professor Orlando Petiz), IAPMEI (Dra. Ana Rosas) e Dr. Pedro Aguiar (Business Angel), atribuiu os vários prémios. O SpinUM distribuiu prémios monetários e ofereceu serviços de apoio à criação de empresas num valor total superior a 20.000 euros.

Para além das ideias vencedoras, os projectos apurados para a final, entre as 26 candidaturas apresentadas a concurso, foram "Earbox", "Materiais para a libertação controlada por activação solar de fragrâncias e repelentes", "Never Ending Light", e "Tex On-line".

Organizado pela TecMinho, em conjunto com o Spinpark, e dirigido à comunidade de investigadores, alunos e antigos alunos da Universidade do Minho, o Concurso “SpinUM” pretende premiar e apoiar as ideias de negócio mais inovadoras e com maior potencial em qualquer domínio científico ou tecnológico, geradas naquela que é hoje, seguramente, uma das universidades mais empreendedoras de Portugal – a Universidade do Minho.

Com efeito, no decurso dos últimos anos, tem-se tornado frequente assistir, no âmbito dos principais concursos nacionais de empreendedorismo, ao sucesso das equipas de investigadores e/ou de alunos desta Universidade. Exemplo deste facto, o prémio Start, organizado pela Optimus e pela BPI, porventura o mais importante concurso de empreendedorismo em Portugal e ao qual concorrem em média, por ano, mais de 500 candidatos de todas as universidades do País, apenas ter tido como vencedoras equipas provenientes da Universidade do Minho em todas as edições desde o seu início no ano 2007.  Este desempenho excepcional dos empreendedores originários da Universidade do Minho faz com que os primeiros classificados do Concurso “SpinUM estejam dispensados de se apresentar nas primeiras fases de selecção dos grandes concursos realizados em Portugal, estando automaticamente apurados para as fases finais desses mesmos concursos.

O “SpinUM – Concurso de Ideias de Negócio” é co-financiado pelo Programa Operacional Factores de Competitividade (QREN) e pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Galeria de Fotos:

1.º Prémio SpinUM 2010/11