TecMinho promove curso b-learning para professores de todo o país 2010-07-20

Num mundo globalizado, a envolvente económica é um tema central para a vida diária dos cidadãos europeus. O debate sobre os fundamentos da situação económica europeia e sua recuperação para a criação de uma Europa de sucesso é essencial.

Neste contexto, o Centro e-Learning da TecMinho, em colaboração com a Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho e o Centro de Computação Gráfica, irá promover o curso b-learning “Recuperação Económica e Coesão Social”, formação gratuita que pretende preparar os professores do ensino básico, secundário e profissional para melhor conhecer os novos desafios económicos na União Europeia, de modo a poderem, em conjunto com os seus alunos, contribuir para a construção de uma Europa mais coesa a nível social/económico.

O curso realiza-se em b-learning, com 2 sessões presenciais (6 horas) e actividades online (24 horas) numa plataforma e-learning, numa duração total de 30 horas de formação. Ambas as componentes contarão com uma equipa de formadores especializados para orientação e tutoria.

Decorrendo ao longo de 1 mês, o curso será dinamizado em 5 turmas de 20 participantes cada, nas cidades de Braga, Évora, Leiria, Lisboa e Porto:

Local da acção
(sessões presenciais)

Sessão Presencial Inicial Sessão Presencial Final
Braga 7 de Outubro 10 de Novembro
Leiria 11 de Outubro 15 de Novembro
Porto 19 de Outubro 24 de Novembro
Lisboa 2 de Novembro * 10 de Dezembro *
Évora 11 de Novembro * 20 de Dezembro *

* novas datas.

Este b-curso é gratuito, destinando-se a Professores do ensino básico, secundário e profissional que desejem aprofundar os seus conhecimentos e práticas sobre o tema de Recuperação Económica e Coesão Social na Europa, utilizando as novas tecnologias de aprendizagem e Web 2.

Conteúdo Programático:

Objectivos Duração
Módulo 1 - Introdução ao Curso e Plataforma e-learning Conhecer as principais funcionalidades da plataforma e-learning que permitem ao formando desenvolver a sua aprendizagem em ambiente virtual e presencial. 3 horas presenciais + 3 horas online
Módulo 2 - Fontes de Informação e Conhecimento sobre a UE Identificar as principais Fontes de Informação Europeias, analisando as suas componentes e formas de utilização em sala de aula. 6 horas online
Módulo 3 - O Mercado Interno e a Coesão Social Analisar a importância da União Europeia, a sua influência na sociedade e economia portuguesas, e o seu papel nos objectivos de convergência e coesão social. 6 horas online
Módulo 4 - Regulação Financeira, Crise e Recuperação Económica Entender as causas subjacentes à crise financeira, confrontando as várias perspectivas sobre a recuperação económica. 6 horas online
Módulo 5 - Projecto de Divulgação/Plano de Acção Criar um plano de acção para transferir as aprendizagens adquiridas junto dos seus alunos, utilizando os conteúdos multimédia criados no b-curso. 3 horas presenciais + 3 horas online

As inscrições deverão ser efectuadas através da Ficha de pré-inscrição.

Critérios de selecção das inscrições:

• cumprimento dos pré-requisitos para os destinatários deste curso (serem professores do ensino básico, secundário ou profissional no activo);
  • ordem de chegada da inscrição.

Informações:

TecMinho - Centro e-Learning
elearning@tecminho.uminho.pt
Tel: 253 510 590

* O CIEJD enquanto Organismo Intermediário no quadro de Parceria de Gestão estabelecida entre o Governo Português e a Comissão Europeia, através da sua Representação em Portugal.