Projeto «e-Assessement in VET» aborda o tema da Avaliação Digital na Educação e Formação 2021-09-07

A avaliação digital, as suas metodologias e ferramentas são o foco central do projeto Erasmus+ "e-Assessment in VET" iniciado em julho de 2021, e que a TecMinho integra como entidade parceira.

O projeto visa alargar a área 4 (Avaliação) do Quadro europeu DigCompEdu, definindo novas declarações de competência para professores e formadores de Educação e Formação Profissional (EFP) e explorar o potencial de diferentes ferramentas e métodos de avaliação online e digital.

O projeto "e-Assessment in VET" irá desenvolver um kit de ferramentas para professores / formadores VET analisando diferentes ferramentas de e-avaliação, fornecendo exemplos de melhores práticas de avaliação digital em VET e orientações para ajudar os formadores a fazerem a transição de uma avaliação restrita baseada em tarefas para o uso de abordagens de avaliação holísticas autênticas. Este kit incluirá a criação de seis cenários de avaliação para diferentes situações (em sala de aula/formação, de formação no local de trabalho) orientados para os setores de formação na construção e serviços, utilizando ferramentas digitais.ilizando ferramentas digitais e abordagens autênticas/holísticas.

A avaliação é fundamental para a motivação do aluno e também para a certificação. A introdução de diferentes sistemas de avaliação tem um grande impacto nos processos de educação e formação, e a situação da pandemia veio influenciar o recurso ao ambiente digital.

As evidências sugerem que a resposta aos desafios atuais é desigual, com algumas instituições e formadores/professores a adotar novas tecnologias nos processos de aprendizagem e avaliação, enquanto outros experienciavam grandes dificuldades. A "avaliação digital" é claramente a área do DigCompEdu em que os formadores e professores se sentem menos confiantes.

As tecnologias digitais podem contribuir para monitorizar diretamente o progresso do aluno/formando, para facilitar o feedback e permitir que os educadores avaliem e adaptem as suas estratégias de ensino. A avaliação digital é importante para fornecer feedback formativo e permite aos professores uma avaliação da compreensão e envolvimento dos alunos, ajudando-os a concentrar-se no apoio aos alunos/formandos.

A
parceria deste projeto inclui Pontydysgu Ltd (coordenador do Reino Unido), Alytaus Profesinio Rengimo Centras (Lituânia), Instituut voor KennisManagement (Bélgica), Synergasia Enegon Politon (Grécia), Bau-ABC Rostrup (Alemanha) e TecMinho (Portugal).

Co-financiado pelo programa Erasmus+