Projeto STITCHED desenvolve um dispositivo de agrafamento avançado 2021-06-16

Terminou recentemente a parceria de I&D entre a TecMinho e Acco Brands para o desenvolvimento de um dispositivo de agrafamento avançado.

Projeto: STITCHED - Innovative Stapling Solutions
Empresa parceira: ACCO Brands Portuguesa
Área científica dominante: Mecânica

A ACCO Brands é um dos líderes mundiais de fabrico de produtos para escritório. Perspetivando continuar a crescer como grupo empresarial nas suas áreas de negócio, tem realizado vários investimentos em iniciativas de I&D para o desenvolvimento de novas soluções que tragam valor acrescentado ao seu portefólio de produtos.

O STITCHED - Innovative Stapling Solutions, projeto individual SI I&DT financiado pelo Portugal 2020, resulta de uma parceria de I&D entre a ACCO Brands e docentes/investigadores da Universidade do Minho, com apoio da TecMinho.

O projeto visou o desenvolvimento de soluções inovadoras de agrafamento de folhas, assente no binómio agrafo-agrafador, consistindo na criação de uma solução disruptiva quer orientada ao agrafo em si, quer complementada com o dispositivo que o aplica.

Os trabalhos para concretização do dispositivo de agrafamento avançado envolveram várias atividades, desde a definição de especificações técnicas, design e conceção de equipamentos, desenvolvimento de protótipos e respetiva validação e otimização. A TecMinho assumiu a coordenação técnico-científica destes trabalhos, para os quais foram envolvidas equipas de investigação do Departamento de Física (DF) e do Departamento de Engenharia Mecânica (DEM) da Universidade do Minho.

A TecMinho promove o estabelecimento de parcerias de I&D entre a Universidade do Minho e as empresas. Conte-nos as suas necessidades de I&D e ajudá-lo-emos a dar forma aos seus projetos: kto@tecminho.uminho.pt

2 agrafadores. Projeto Stitched