Equipa da TecMinho de Visita aos Centros de Investigação da UMinho 2021-06-08

A TecMinho, como interface transversal da Universidade do Minho é caracterizada por promover e facilitar a valorização e transferência de conhecimento científico, pelo meio académico produzido nos seus centros de saber, situados mais a montante no ciclo de inovação, para o mundo empresarial, gerando valor e impacto económico e social. Neste contexto, temos vindo a desenvolver um mapeamento das atividades, das competências e iniciativas realizadas pelos vários Centros de Investigação da UMinho.

No passado dia 24 de maio, estivemos no ISISE - Institute for Sustainability and Innovation in Structural Engineering, na Escola de Engenharia, onde fomos recebidos pelo Professor Paulo Lourenço. Trata-se de um dos centros de investigação mais dinâmicos da Universidade do Minho, contando com uma equipa de cerca de 250 investigadores. Projeta-se numa relação muito intensiva com empresas, sobretudo da construção civil, quer nacionais quer internacionais em diversas tipologias de projetos financiados e também através de prestações de serviços, muitas deles geridas através da TecMinho.

Depois da passagem pelo Centro de investigação ALGORITMI, pelo CEB - Centro de Engenharia Biológica, pelo MEtRICs - Centro de Engenharia Mecânica e Sustentabilidade de Recursos, CMEMS - Centro de Sistemas Microeletromecânicos, CTAC – Centro de Território, Ambiente e Construção, ISISE – Instituto para a Sustentabilidade e Inovação em Estruturas de Engenharia, CBMA – Centro de Biologia Molecular e Ambiental e CCT – Centro de Ciências da Terra, já nos próximos dias continuaremos as visitas aos restantes Centros/Unidades de I&D do nosso Ecossistema de I&D.

Foto da visita ao ISISE

Filipe Soutinho e Lisete Neves (TecMinho, e Paulo Lourenço (ISISE)