Desenvolvido equipamento de esterilização por irradiação UV-C numa parceria de I&D entre a TecMinho e EXMA Technology 2021-05-03

O projeto UV-Clean, financiado pelo Portugal 2020, visou o desenvolvimento de soluções para a esterilização em larga escala de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), através da utilização de radiação ultravioleta C (UV-C), para sua reutilização. O projeto resulta de uma parceria entre a empresa EXMA Technology, a TecMinho e o Hospital Pedro Hispano, onde foi implementado o sistema piloto de modo a validar a tecnologia e aferir a sua aceitação por parte dos profissionais de saúde.

Para o desenvolvimento do sistema móvel de desinfeção com radiação ultravioleta, foram envolvidas equipas de investigação do Centro de Ciência e Tecnologias Têxtil (2C2T) e do Centro de Sistemas Micro Eletro-Mecânicos (CMEMS) da Escola de Engenharia da Universidade do Minho, que detêm o conhecimento cientifico-tecnológico necessários para a concretização da solução.

Trata-se de um equipamento de desinfeção do ar e superfícies, essencial no combate à situação epidemiológica provocada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2), sendo uma solução dirigida a múltiplos setores de atividade, tais como:

• Clínicas de saúde particulares;
  • Hospitais e clínicas públicas;
  • Gabinetes de atendimento geral;
  • Clínicas dentárias;
  • Laboratórios;
  • Ginásios;
  • Qualquer espaço publico ou privado cuja rotatividade de atendimento tenha de ser otimizada para o aumento da sua competitividade.

A EXMA é, de momento, a única empresa a oferecer este tipo de soluções low-cost por medida, oferecendo uma considerável redução de custo e tempo no processo de esterilização de espaços com a garantia de eficácia superior à limpeza manual.

Saiba mais sobre este equipamento em: www.exma.pt

A TecMinho promove o estabelecimento de parcerias de I&D entre a Universidade do Minho e as empresas. Conte-nos as suas necessidades de I&D e ajudá-lo-emos a dar forma aos seus projetos.
Fale connosco kto@tecminho.uminho.pt

O projeto UV-Clean é co-financiado pelo Norte 2020, no âmbito Portugal 2020 e do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Foto do sistema piloto implementado

Foto do sistema piloto implementado numa unidade hospitalar pelo projeto UV-Clean