TecMinho participa no projeto UI-CAN - Universidades como Interface para o Empreendedorismo 2021-04-22

O projeto junta gabinetes de apoio ao empreendedorismo de sete universidades: Aveiro, Beira Interior, Coimbra, Évora, Minho (TecMinho), Porto e Trás-os-Montes e Alto Douro.

O projeto UI-CAN tem como objetivo promover o espírito empreendedor, mobilizando o conhecimento universitário para a criação de novas empresas que respondam aos desafios sociais e societais, alinhando-se com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O projeto prevê a dinamização de um conjunto iniciativas em quatro atividades fundamentais: Ignição, Aceleração, Ligação e Transformação.

Na “Ignição”, os parceiros irão dinamizar eventos de sensibilização, capacitação e concursos de ideias de negócio, com vista a estimular os potenciais empreendedores a avançarem com as suas ideias de negócio, garantindo ainda um acompanhamento personalizado aos empreendedores, para a definir e validar os seus modelos de negócio.

O projeto na atividade “Aceleração”, pretende promover o crescimento e aceleração dos projetos empreendedores, através da realização de programas de aceleração, encontros de networking, bem como consultoria para o desenvolvimento do negócio.

A “Ligação” será a atividade que irá permitir o contacto com outros ecossistemas e outros empreendedores, através da realização de visitas nacionais e internacionais e dois eventos para divulgação de casos de sucesso de cada universidade parceira.

As ações de capacitação sobre os ODS serão dinamizadas na atividade “Transformação”.

O Projeto teve inicio a 1 de abril de 2021 e irá sensibilizar e capacitar mais de 1000 empreendedores, acompanhar o desenvolvimento e implementação de mais de 150 projetos empreendedores e contribuir para a criação de mais de 70 empresas.

O projeto UI-CAN é cofinanciado pelo COMPETE 2020, através do Fundo Social Europeu (FSE).

UI-CAN - Universidades como Interface para o Empreendedorismo