TecMinho dinamiza webinar sobre o Scale-UP das PME 2021-04-19

O webinar "Scale-UP - Ser Melhor Primeiro", decorreu a 15 de abril, possibilitou uma partilha de experiências, em direto, sobre algumas estratégias e ações que ajudam as PME e as start-ups a potenciar o crescimento dos seus negócios e a manter-se mais competitivas face aos desafios da gestão.

Organizada pela TecMinho, a sessão contou com a participação de Humberto Carlos (docente universitário e administrador de empresas), Nuno Gonçalves (vogal do conselho diretivo do IAPMEI e adjunto do ministro adjunto e da Economia), Sérgio Lorga (diretor executivo da Vissaium XXI e sócio-gerente da Newthinking) e Simão Soares (CEO da Silicolife e presidente da P-BIO - Associação Portuguesa de Bioindústria), com a moderação de Filipe Soutinho (diretor geral da TecMinho).

Neste webinar, foram partilhadas experiências e boas práticas, tendo sido apontada a necessidade do scale-up das startups e das PME passar sempre pelos mercados internacionais, dada a dimensão geográfica e populacional de Portugal. É fulcral existir um planeamento muito rigoroso, claro e objetivo da estratégia de cada empresa, ao nível do que pretende produzir e comercializar, sobretudo com uma estratégia de comunicação e marketing bastante robusta.

Foi, ainda, abordada a questão da pertinência das parcerias, que se assumem como um suporte estratégico ao crescimento das empresas, e que permitem alavancar investimentos, entrar em novos mercados, e desenvolver canais de comercialização.Foii apontada pelos oradores como sendo essencial a existência de mecanismos de financiamento disponibilizados pelos diversos organismos nacionais e internacionais, para reforçar a capacidade de atuação das empresas em diversos domínios temáticos, que vão desde a investigação e desenvolvimento tecnológico, ao desenvolvimento de competências, passando pelo suporte na dinamização e presença em eventos de networking.

Humberto Carlos
Docente universitário e administrador de empresas
Nuno Gonçalves
Vogal do conselho diretivo do IAPMEI e adjunto do ministro adjunto e da Economia