TecMinho promove sessão interna sobre Acessibilidade da Informação 2021-04-09

Dando seguimento a um conjunto de iniciativas relacionadas com a Acessibilidade da Informação, a equipa interna da TecMinho participou no workshop “A Acessibilidade em Contextos Online” dinamizado por Manuela Francisco, designer instrucional do Instituto Politécnico de Leiria, que partilhou com os participantes os aspetos centrais da acessibilidade na informação em documentos, textos, imagens, vídeos e plataformas online.

Esta iniciativa assume uma grande relevância interna uma vez que, seguindo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU relativos à "Educação de Qualidade", e a  "Reduzir as Desigualdades", a TecMinho encontra-se ativamente envolvida num conjunto de iniciativas que têm como foco promover a aplicação dos princípios da acessibilidade da informação na sua documentação e plataformas online (informativas e de formação).

Paralelamente, a TecMinho está a desenvolver um "Guia de Orientação para uma Informação Acessível e Inclusiva" com o objetivo de fornecer algumas orientações práticas e de fácil operacionalização para apoiar todos aqueles que criam informação e conteúdos ligados à TecMinho, nomeadamente para a sua equipa interna, bem como para os  formadores e consultores com quem colabora regularmente, por forma a que toda a informação produzida seja acessível e inclusiva para todos.

Estas iniciativas estão enquadradas no projeto Erasmus+ ATENA, no qual a TecMinho é parceira e cujo grande objetivo consiste na identificação e implementação de estratégias e métodos concretos para a aplicação dos princípios da acessibilidade da informação na Educação e Formação Profissional, como um passo essencial para alcançar uma cidadania inclusiva.

Encontre mais informações sobre o projeto europeu ATENA neste link.

Sessão Zoom com 6 participantes, e partilha de ecrã com apresentação intitulada "Acessibilidade em Contextos Online" de Manuela Francisco.

Ecrã de sessão zoom com as faces de 18 participantes na sessão, com dois participantes adicionais sem imagem.