Projeto IDC-VET prepara ferramenta para avaliação das competências digitais dos professores 2021-03-09

A equipa do projeto europeu IDC-VET está já a desenvolver uma ferramenta interativa de avaliação das competências digitais dos professores e formadores, utilizando o referencial DigCompEdu. O projeto pretende desenvolver as competências digitais nos professores/formadores do ensino e formação profissional, nomeadamente nos aspetos relacionados com as tecnologias digitais para facilitar o desenvolvimento de materiais de aprendizagem atualizados e eficientes.

Posteriormente, a TecMinho e as entidades parceiras do IDC-VET vão desenvolver um conjunto de materiais e cenários de aprendizagem para serem utilizados pelos professores e formadores nos seus contextos educativos, mais especificamente nos setores de metalomecânica, Turismo e área Social. Neste trabalho, a TecMinho conta, ainda, com a colaboração de um aluna de mestrado do Instituto de Educação da UMinho, que participa no desenvolvimento do trabalho e apoia a aplicação do instrumento de avaliação junto dos professores e formadores do ensino profissional nas respetivas áreas.

Na passada semana, teve lugar uma reunião do consórcio de parceiros que estão a desenvolver coletivamente este trabalho.

A parceria deste projeto Erasmus + integra representantes da Lituânia, Alemanha, Grécia, Itália, Portugal e Reino Unido.

Mais informação sobre o projeto IDC-VET disponível aqui.

Écrã de reunião em videoconferência, mostrando o site do projeto IDC-VET e participantes.

Écrã de videoconferência com a face dos participantes na reunião do projeto IDC-VET.