OptimTex promove competências digitais para criativos do setor têxtil 2020-12-16

A TecMinho integra a parceria do projeto Erasmus+ "OptimTex - Software Tools for Textile Creatives". O projeto OptimTex está focado na melhoria dos conhecimentos e competências na área das aplicações de software para o setor têxtil junto dos estudantes do Ensino Superior, bem como na sua empregabilidade dentro das empresas têxteis, disponibilizando os instrumentos de formação adequados para a sua profissão.

A lacuna entre a procura e a oferta de pessoal qualificado ao nível do digital está a aumentar a nível global e é por isso que a futura estratégia europeia prevê apoiar a digitalização em todos os domínios, incluindo a educação e a formação. O setor têxtil está a exigir fortemente pessoal têxtil com competências digitais, como designers de vestuário ou programadores de máquinas de tricotagem.

O consórcio do projeto reflete uma distribuição muito equilibrada de atividades e responsabilidades por parceiros das regiões têxteis europeias. A coordenação está a cargo de um instituto de investigação em têxteis e couro da Roménia (INCDTP), quatro universidades (Universidade de Gent, Universidade de Maribor, TU Iasi, Universidade da Boémia Ocidental) e um centro de formação/transferência de tecnologia (TecMinho), provenientes de 5 países com grande relevância para a indústria têxtil na Europa: Bélgica, República Checa, Portugal, Roménia e Eslovénia.

Ao longo de 3 anos, o consórcio irá criar:

- um curso online com 5 módulos (software para conceção de tecelagem, tricotagem, vestuário, produtos têxteis bordados, incluindo software para conceção de experiências) em 6 línguas;
- um módulo para a aplicação de soluções de software no seio das empresas têxteis;
- um instrumento de aprendizagem em e-learning com uma abordagem da prática à teoria, baseada no conteúdo educativo concebido;
- um glossário online de termos atuais do setor têxtil;
- conteúdo multimédia para uma abordagem rápida e direta para os criativos têxteis;
- programas de estudo intensivo para 36 jovens criativos da área têxtil a decorrer em vários dos países parceiros deste projeto;
- eventos multiplicadores.

As atividades do projeto pretendem orientar os conhecimentos e competências dos jovens profissionais têxteis e dos estudantes do ensino superior para a digitalização (conceção dos têxteis eletrónicos através de aplicações de software).

Logo - projeto co-financiado pelo programa Erasmus+