TecMinho promove curso-piloto online «Introdução aos Têxteis Inteligentes - STEM Training» 2020-11-16

No âmbito do projeto europeu Skills4Smartex, a TecMinho vai realizar em Portugal o curso-piloto online "Introdução aos Têxteis Inteligentes - STEM Training". O curso vai abordar os têxteis inteligentes de uma forma multidisciplinar, revelando em que medida são aplicados conhecimentos de STEM (Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática) na conceção e desenvolvimento de um produto de Têxteis Inteligentes.

Orientado para jovens alunos de Escolas com Ensino Profissional e alunos do Ensino Superior, o curso será totalmente online, em modalidade assíncrona - poderá aceder ao curso no seu próprio horário durante o período de duração da formação (23 de novembro a 4 de dezembro).

A formação é gratuita, realizada no âmbito do Programa Eramus+, e inclui 7 temas:

1. Novel fibres for smart textiles applications
    2. Materials & methods (plane materials, composites) for smart textile
    3. Virtual prototyping of sensors on garments
    4. Smart textile design
    5. Smart textiles prototypes
    6. Data processing
    7. New methods for testing smart textiles

Os conteúdos serão disponibilizados em inglês, assim como cada questionário de auto-avaliação (um por tema), e será ainda disponibilizado um documento em português para cada tema com um resumo dos principais pontos abordados.

O curso piloto online "Introdução aos Têxteis Inteligentes - STEM Training" foi desenvolvido no âmbito do projeto Erasmus+ Skills4Smartex, numa parceria europeia que integra o INCDTP - Instituto Nacional de Desenvolvimento de Investigação para Têxteis e Couros, e a Universidade Técnica “Gh. Asachi” (Roménia); Universidade de Ghent (Bélgica); Universidade de Maribor (Eslovénia); TZU – The Textile Testing Institute (República Checa); e a TecMinho (Portugal).

Inscrições em https://www.tecminho.uminho.pt/skills4smartex/curso/