TecMinho promove o desenvolvimento de Competências para os Têxteis Inteligentes 2020-10-13

Durante o 3º trimestre de 2020, a TecMinho vai promover uma série de eventos e um curso online sobre Têxteis inteligentes, divulgando os trabalhos realizados desde 2018 no âmbito do projeto europeu Erasmus+ SKILLS4SMARTEX.

Os eventos em preparação pretendem atrair Jovens profissionais, e Jovens em processo de formação que em breve procurarão emprego na região para as profissões e competências contemporâneas exigidas pelos têxteis inteligentes. Pretende-se alertar, também, as Escolas Profissionais e Tecnológicas e as Instituições de Ensino Superior para a importância do desenvolvimento de competências transversais e de desenvolvimento de projetos que implicam conhecimentos STEM, articulando Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática, especialmente nesta área dos têxteis inteligentes, tão importantes para o desenvolvimento do tecido empresarial da região, bem como para o desenvolvimento das relações Escola-Empresa.
Nestes eventos, serão apresentadas boas práticas recolhidas em empresas da região Norte, bem como projetos e exemplos de outras regiões têxteis europeias.

Será, ainda, apresentado o curso online "Formação STEM em Têxteis Inteligentes”, criado pelos parceiros do projeto Erasmus+ “SKILLS4SMARTEX”, uma oportunidade de uma nova atividade profissional para apoiar o setor têxtil e o seu desenvolvimento.

O curso "Formação STEM em Têxteis Inteligentes" pretende promover competências junto de quem deseja iniciar uma atividade nesta área e estará disponível como edição piloto em Novembro de 2020.

Em breve, as inscrições para o curso "Formação STEM em Têxteis Inteligentes" ficarão disponíveis no site da TecMinho, sendo um curso promovido em plataforma online. A TecMinho dará muito em breve nota do calendário específico deste curso para todos que se queiram inscrever.

Na plataforma online ficarão disponíveis os conteúdos pedagógicos deste curso online, orientados para jovens formandos e para as entidades de Educação e Formação Profissional e Tecnológica que queiram promover estes conteúdos educativos junto dos seus alunos, e para todos os interessados nestas temáticas.

Conheça o projeto Skills4Smartex em http://www.skills4smartex.eu/  ou em https://www.tecminho.uminho.pt/showPage.php?url=1_skills4smartex.html&zid=782

Fique atento às próximas novidades Skills4Smartex a lançar muito em breve!

Se estiver interessado no projeto Skills4Smartex, contacte a TecMinho (fcorreia@tecminho.uminho.pt).