“SHIFT2Future” já faz parte do presente na TecMinho 2020-10-12

“SHIFT2Future - Promoção da economia 4.0 na indústria e serviços de PME” é um projeto que visa consciencializar as PME para a economia 4.0 e capacitá-las com conhecimento e ferramentas que permitam acelerar a sua transformação para a economia digital, deixando-as mais preparadas para enfrentar e ultrapassar os novos desafios inerentes ao novo paradigma industrial.

A iniciativa, que decorre até 31 de agosto de 2022 e tem cerca de 850 mil euros de investimento, envolve o Instituto de Soldadura e Qualidade (ISQ), o Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro (CTCV), a Universidade de Aveiro, o IAPMEI - Agência para a Competitividade e Inovação e também a TecMinho.

Através do projeto, pretende-se uma abordagem holística do processo de capacitação e aumento de maturidade das PME, através de intervenção especializada nas suas diferentes vertentes. Entre estas incluem-se:

- sensibilização continuada para a nova realidade industrial, económica e social;
- intensificação do diagnóstico de maturidade i4.0 da realidade industrial e económica;
- desenvolvimento de roadmaps setoriais e guias de orientação; aumento do conhecimento sobre questões de regulamentação colocadas pelo novo paradigma;
- desenvolvimento de plataforma de informação e outras ferramentas auxiliares de apoio ao aumento de conhecimento e intervenção nos setores de atividade visados;
- necessidades de formação dos recursos humanos e gestão destes no novos contextos;
- avaliação do posicionamento das PMEs nacionais nos setores em estudo, entre si e com o exterior.

Realiza-se no dia 27 de outubro pelas 14h30 a sessão de lançamento do projeto SHIFT2Future, que terá lugar auditório do CTCV, com transmissão em live streaming. Consulte o programa e inscreva-se aqui.

O SHIFT2Future é apoiado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Apoio a Ações Coletivas.