TecMinho promove empregabilidade dos estudantes da Universidade do Minho 2020-09-09

A TecMinho abriu as inscrições para a 2ª edição da B-Side – Academia de Soft Skills, um programa de desenvolvimento de competências transversais dos estudantes da Universidade do Minho.

Com início previsto para o mês de novembro, esta edição irá integrar 40 participantes dos diferentes cursos de licenciatura e mestrado da Universidade do Minho, um número inferior ao inicialmente previsto devido aos constrangimentos associados à COVID-19.

A academia será gratuita e decorrerá sobretudo de forma online.

Com o foco na criatividade e resolução de problemas, esta academia permite desenvolver, de forma complementar, as competências como a comunicação, a resiliência, o pensamento crítico e a autorregulação, que se constituem como competências relevantes para enfrentar os desafios do século XXI.

As inscrições estão abertas até ao final de outubro e devem ser realizadas no site www.b-side.pt.

A experiência da 1ª edição reforça a importância da B-Side para os estudantes que nela participam, uma vez que da avaliação realizada resulta um impacto significativo em diferentes dimensões da sua vida.

Estes são alguns dos testemunhos de participantes B-Side:

“Eu senti que quando estava na B-Side estava numa família e eu cresço verdadeiramente quando me sinto num ambiente familiar. Num ambiente formal nós estamos mais preocupados com as formalidades do que crescer interiormente”.

“Eu descrevo esta experiência como aprender a andar. Os nossos pais ensinaram-nos isso, mas nós, às vezes nem valorizamos porque damos como adquirido, mas andar é algo muito importante. Um dia, vou olhar para trás e ter ainda mais consciência de que a B-Side me ‘ensinou a andar’”.

“Não há palavras que cheguem para agradecer, mas há aprendizagens suficientes para fazer valer esses agradecimentos”.

Este programa está enquadrado na iniciativa Academias do Conhecimento, promovido pela Fundação Calouste Gulbenkian, que pretende desenvolver competências sociais e emocionais junto de crianças, adolescentes e jovens até aos 25 anos.

Contactos:

Paulo Silva - psilva@tecminho.uminho.pt