3 novas spin-offs da Universidade do Minho: TO-BE-GREEN, TopoSEM e Wise4automation 2020-07-06

Foi atribuído, no mês de junho, o estatuto de "empresa spin-off" da Universidade do Minho a três empresas oriundas da academia que exploram conhecimento intensivo gerado na Universidade. As três novas empresas são a TopoSEM, a TO-BE-GREEN e a Wise4automation.

A Universidade do Minho foi a primeira Universidade em Portugal a formalizar o reconhecimento do carácter inovador, estreita relação com a Universidade, perfil dos empreendedores e impacto económico e social esperado das empresas criadas a partir de alunos, ex-alunos, investigadores e docentes da academia, através da atribuição formal do estatuto de spin-off. Num processo que é gerido pela TecMinho, e onde os projetos empresariais candidatos são acompanhados por mentores e reúnem pareceres positivos de diretores dos respetivos centros de investigação e da Reitoria, neste momento estão ativos 49 spin-offs.

Estas empresas usufruem de uma relação estreita com a Universidade, a nível de reconhecimento, mentorização, apoio no desenvolvimento do plano de negócio, gestão da propriedade industrial e no acesso a investimento, podendo utilizar a marca "spin-off da Universidade do Minho".

TO-BE-GREEN

A TO-BE-GREEN é uma solução inovadora para a valorização do vestuário em fim-de-vida, permitindo o seu descarte, partilha e valorização através de Lojas Sociais, upcycling e reciclagem. Funciona como um e-marketplace de Economia Circular, suportada numa app e plataforma dedicadas e orientada para as novas gerações de consumidores (Millennials-Y e Zoomers-Z), sendo uma resposta para os problemas crescentes dos resíduos têxteis pós-consumo produzidos nos territórios. Incorpora a digitalização dos artigos em fim-de-vida entregues pelos utilizadores, permitindo a sua rastreabilidade e segue a hierarquia dos resíduos que é sugerida pela União Europeia, com foco na economia circular têxtil.

TopoSEM

A TOPOSEM é uma empresa dedicada à microscopia eletrónica de varrimento (SEM), uma das técnicas mais comuns e poderosas entre os laboratórios em todo o mundo. O SEM é usado em diferentes setores, como tecnologia de chips, biologia, medicina, desenvolvimento de novos materiais, etc. Essa técnica é capaz de obter imagens de uma amostra (2D) com resolução até a escala nanométrica (10000 vezes menor que o diâmetro de um cabelo humano). Infelizmente, não há uma maneira fácil de quantificar a terceira dimensão (ou seja, a altura das diferentes partes da imagem é desconhecida). Essas informações são obtidas com o uso de dispositivos específicos dedicados.
Na empresa, desenvolveram uma nova técnica patenteada que oferece uma solução fácil para essa limitação (TopoSEM): as informações topográficas (3D) podem ser obtidas facilmente a partir de uma série de imagens SEM (2D). Essa abordagem não requer nenhum conhecimento prévio do equipamento, nem processos de calibração complexos e demorados. Além disso, como é totalmente baseada em software e na nuvem, essa ferramenta pode ser aplicada a qualquer SEM no mundo.
A TopoSEM fornece informações essenciais para os utilizadores do SEM, sem nenhuma alteração de hardware nas atividades operacionais normais.

W4A - Wise4automation

A W4A é uma empresa jovem, que foca a sua atividade no desenvolvimento e produção de circuitos eletrónicos e software para aplicações industriais e sistema de IoT de aquisição e processamento de sinal, onde já contam com algumas soluções desenvolvidas para diversos clientes nacionais e internacionais.
Mais informação aqui.

Mais informações sobre os vários spin-offs da Universidade do Minho nesta página.