Centro da UMinho coordena projeto com financiamento de 3,9 milhões de euros na área da optometria e ciências da visão 2020-06-09

No âmbito do concurso de Redes Europeias de Investigação (Marie Skłodowska-Curie Innovative Training Networks - MSCA-ITN-ETN) de 2020, foi aprovada uma rede coordenada por José Manuel Meijome do Centro de Física da Escola de Ciências da Universidade do Minho. A rede intitula-se “Opto-Biomechanical Eye Research Network” e permitirá formar, a partir de fevereiro 2021 e durante 4 anos, 15 doutorandos com o apoio de 10 instituições de ensino superior e 4 empresas em 7 países europeus (Bélgica, Espanha, França, Polónia, Portugal, Reino Unido, Suíça).

A TecMinho é uma das entidades parceiras deste projeto, onde irá desenvolver ações de formação de investigadores na área da proteção do conhecimento e valorização de resultados de projetos de I&D.

A rede OBERON é um consórcio altamente interdisciplinar, com o objetivo de proporcionar a jovens investigadores um conjunto amplo e inovador de competências para traduzir as suas investigações em aplicações científicas, industriais ou clínicas, como implantes intra-oculares, modelos computacionais que imitam o olho em qualquer idade ou novas terapias de tratamento de erros de refração como a miopia.