B-Side: sucesso na conclusão do programa com os primeiros grupos 2020-05-11

Os dois primeiros grupos que integraram a B-Side – Academia de Soft Skills neste ano letivo concluíram, na semana passada, o programa. Os 34 alunos da Universidade do Minho que já concluíram o B-side exaltaram a contribuição das competências desenvolvidas para a sua vida, em geral, e para o seu futuro profissional, em particular.

Palavras como “aprendizagem”, “evolução”, “trabalho em equipa”, “desenvolvimento pessoal”, “criatividade”, “comunicação”, “Capacidade de aceitação”, “autoconhecimento”, “felicidade”, “persistência”, “resiliência”, “ousadia”, “partilha” foram algumas das muitas que os “CriAtivos” (como são designados os participantes no programa) utilizaram para resumir o que este programa significou para si.

Os participantes iniciaram o programa em outubro de 2019, acompanhando o mesmo ao longo do ano letivo. Por motivos associados à COVID-19, a última parte do programa foi concretizada num formato online, com configurações diferentes do formato presencial, mas com a mesma dinâmica e espírito, que, desde o início, caracterizou a B-Side.

Estes são alguns dos testemunhos de participantes B-Side:

“Eu senti que quando estava na B-Side estava numa família e eu cresço verdadeiramente quando me sinto num ambiente familiar. Num ambiente formal nós estamos mais preocupados com as formalidades do que crescer interiormente”.

“Eu descrevo esta experiência como aprender a andar. Os nossos pais ensinaram-nos isso, mas nós, às vezes nem valorizamos porque damos como adquirido, mas andar é algo muito importante. Um dia, vou olhar para trás e ter ainda mais consciência de que a B-Side me ‘ensinou a andar’”.

“Não há palavras que cheguem para agradecer, mas há aprendizagens suficientes para fazer valer esses agradecimentos”.

Encontram-se, ainda, a frequentar o programa B-Side cerca de 70 participantes, concluindo o percurso  no próximo mês de junho.

www.b-side.pt

3 alunos da UM em atividades b-side   grupo de alunas da UM em atividades b-side