Workshop “O Papel dos Interfaces no Contexto Científico e Económico” marca início das comemorações dos 30 anos da TecMinho 2020-02-06

Para assinalar o arranque das comemorações dos 30 anos da sua história, a TecMinho irá promover a 26 de Fevereiro de 2020, em Guimarães, um Workshop dedicado ao tema “Papel dos Interfaces no Contexto Científico e Económico", que se constituirá como o primeiro de um conjunto de eventos/iniciativas que decorrerão ao longo deste ano.

O evento terá lugar das 16h30 às 18h00, no Espaço B-Lounge da Biblioteca da UMinho, em Guimarães.

A Associação Universidade-Empresa para o Desenvolvimento – TecMinho foi constituída em 24 de Julho de 1990, no seio da Universidade do Minho, apresentando-se como a sua primeira Interface. No contexto atual do papel deste tipo de organizações, as “instituições de interface” são caracterizadas por promoverem e facilitarem a valorização e transferência de conhecimento científico por elas produzido ou produzido nos centros de saber situados mais a montante no ciclo de inovação, para o mundo empresarial, gerando valor e impacto económico e social.

Podendo assumir um posicionamento mais ou menos abrangente no que se refere à cobertura do ciclo de inovação e uma especialização mais focada em determinadas famílias tecnológicas ou mais especializadas setorialmente, as “instituições de interface” são atualmente uma componente fundamental dos ecossistemas de inovação. Os estatutos, ainda atualmente vigentes, aportam para os fins/objetivos acima enunciados, demonstrando que o papel de criação da instituição, foi algo completamente diferenciador, numa reflexão que se pode fazer, passadas quase três décadas de existência.

A TecMinho surge como uma interface no ciclo de inovação, apoiando de forma mais direta a inserção e ascensão das empresas nacionais em cadeias de valor globais, que promovem a competitividade externa da economia nacional, através, nomeadamente, de atividades de I&D, de valorização e transferência de tecnologia, de iniciativas de disseminação e demonstração, de vigilância tecnológica, de formação especializada e de apoio ao empreendedorismo.

Evoluindo ao longo destes 30 anos de existência, a TecMinho tem-se pautado por uma dinâmica inerente ao que desenvolve na academia e pela interação com o contexto externo, em especial o económico e o social. É neste sentido, que também sentimos que existe uma necessidade de evolução do nosso modelo de atuação, sobre o qual iremos em breve, apresentar novidades.

Pela nossa história de 30 anos, a TecMinho, no dia 26 de fevereiro de 2020, realizará  o evento de arranque das comemorações do 30º Aniversário, num workshop a realizar na Universidade do Minho, sobre o tema “Papel dos interfaces no contexto científico e económico", para o qual convidamos toda a comunidade, porque acreditamos que a incorporação de conhecimento científico e tecnológico na conceção e no desenvolvimento de produtos, de serviços, de processos ou de modelos de negócio inovadores é crescentemente uma componente fundamental da competitividade de empresas e de setores.

Este evento será o princípio das comemorações do 30º Aniversário, que se pronunciará em diferentes atividades a apresentar e que decorrerão até dia 24 de Julho de 2020, enquadrando-se no espírito refletor de um modelo mais empresarial que as interfaces devem apresentar e no qual acreditamos.

Acompanhe-nos nas nossas redes de comunicação, nos nossos eventos e muitas surpresas vamos ter para divulgar!

INSCRIÇÕES: (clique aqui)

PROGRAMA: (clique aqui)