TecMinho promove Empreendedorismo em Turismo Acessível e o curso "Consultor de Turismo Acessível” 2019-12-16

Turismo Acessível em Portugal: boas práticas e oportunidades para empreender foram o mote para o seminário promovido pela TecMinho em parceria com a Universidade Portucalense. A sessão de abertura foi estimulado pelo discurso do Reitor da Universidade, Prof. Sebastião Feyo de Azevedo, e do Vice-Reitor, Prof. Carlos Brito. Ana Dias (TecMinho) deu a conhecer aos 81 participantes deste evento o curso "Consultor de Turismo Acessível" criado pelo projeto Erasmus+ “TAD - The Ability Advisor”, uma oportunidade de nova atividade profissional para apoiar as PME do Turismo a integrar os princípios do Turismo Acessível no seu negócio.

A Profª Eugénia Deville (Escola Superior de Educação de Coimbra), reconhecida investigadora na área, abordou os desafios trazidos pelo Turismo Acessível, apoios disponíveis para o setor, apresentando ainda casos de boas práticas em Portugal que poderão servir de exemplo para outras aplicações no terreno. “Como integra o Turismo Religioso a componente de Turismo Acessível?” foi o tema da apresentação da Profª Fátima Silva e Profª Isabel Borges (Universidade Portucalense), que apresentaram os resultados já obtidos pelo projeto TURASANT, o qual analisou o turismo acessível pelos Caminhos de Santiago.

Os desafios de avaliação e da garantia da acessibilidade nos serviços e destinos turísticos foi o tema que nos trouxe Profª Goretti Silva (ESTG - Instituto Politécnico de Viana do Castelo), que de forma brilhante demonstrou a necessidade de rigor dos instrumentos e ações no terreno e que abriu o debate entre os participantes e oradores.

Os nossos agradecimentos a todos os presentes, e à Universidade Portucalense por este momento de partilha e dinamização do Turismo Acessível junto de profissionais do setor do Turismo,  dos estudantes e outros interessados neste tema cada vez mais relevante.

O seminário foi promovido no âmbito da criação do curso piloto "Consultor de Turismo Acessível”, que se realizou entre 4 de novembro e 5 de dezembro, que decorreu nas instalações do Instituto Politécnico de Viana do Castelo e envolveu cerca de 15 empresas e organizações que foram auditadas pelos participantes no curso. Esta primeira edição do curso contou com cerca de 20 participantes que tiveram a oportunidade de abordar temas como Necessidades de acessibilidade dos visitantes com deficiências; Atendimento ao Cliente com necessidades específicas; Como medir a Acessibilidade dos ambientes e serviços turísticos; Acessibilidade da Informação no Setor do Turismo; Competências empreendedoras do Consultor de Turismo Acessível.

O curso "Consultor de Turismo Acessível" pretende oferecer competências a quem deseje iniciar uma atividade independente como consultor externo/prestador de serviços internos capaz de realizar avaliações, inspeções e auditorias de acessibilidade, de modo a informar os gestores de PME do setor do Turismo de como a acessibilidade pode ser integrada nos seus negócios.

Em breve, o curso será disponibilizado, de forma livre, na plataforma online criada pelo projeto TAD, na qual ficarão disponíveis os conteúdos do curso orientado para as entidades de Educação e Formação Vocacional (EFP) que queiram promover estes elementos educativos junto dos seus alunos, e para todos os interessados nestas temáticas.

Se estiver interessado no tema e/ou projeto TAD,
contacte a TecMinho (anadias@tecminho.uminho.pt).

Projeto TAD - The Ability Advisor: http://abilityadvisor.eu