Norma internacional de gestão de propriedade intelectual 2019-10-14

A TecMinho esteve presente, mediante convite, numa reunião da Comissão Técnica 169 do Instituto Português da Qualidade para analisar a proposta de norma internacional de gestão de propriedade intelectual. Esta Comissão Técnica acompanha em Portugal a atividade de normalização no âmbito das atividades de Investigação, Desenvolvimento e Inovação (IDI).

Na sessão organizada por Anabela Carvalho da Patent Tree, Daniel Polónia da DEGEIT-UA, Marta Marques da UACoopera e Isabel Caetano, foi discutida a proposta da norma internacional de gestão de propriedade intelectual (ISO/DIS 56005:2019) cuja criação foi coordenada pela Administração Nacional de Propriedade Intelectual da República Popular da China e pela Innovasjonnorge da Noruega.

Esta proposta de norma encontra-se enquadrada na família de normas ISO 56000 atualmente em preparação pela Organização Internacional de Normalização (ISO), onde são abordadas as temáticas da Gestão da inovação, do Sistema de gestão da inovação e as Linhas de orientação.

Entre os participantes contavam-se representantes de Universidades, Centros Tecnológicos, Agentes de Propriedade Intelectual, Organismos da Administração Pública e Indústria, nomeadamente da indústria alimentar, farmacêutica, biotecnológica, telecomunicações e energia.

A referida norma foi bem recebida pela generalidade dos participantes, que consideraram que "introduz uma nova perspetiva na forma como pode ser gerida a propriedade intelectual nas organizações e empresas", sendo que a sua adoção poderá "contribuir para o crescimento e competitividade das organizações", bem como "contribuir para a redução de conflitos no relacionamento comercial entre blocos económicos a nível global".