Projeto "SKILLS4SMARTEX - Smart textiles for STEM Training" reune em Maribor 2019-10-07

Ana Silva Dias (TecMinho) e Luís Almeida (Departamento de Engenharia Têxtil da Universidade do Minho) participaram na segunda reunião projeto europeu SKILLS4SMARTEX - Smart textiles for STEM Training, que visa o desenvolvimento de soluções educativas para a formação profissional que promovam a formação STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) em escolas profissionais. As soluções educativas para a formação STEM deverão ter por base os Têxteis inteligentes e exemplos práticos da indústria da região.

A reunião decorreu em Maribor (Eslovénia), que também é uma região têxtil, tendo sido organizada pela Universidade de Maribor em cooperação com o coordenador do projeto, o Instituto Nacional Têxtil INCDTP de Bucareste. Na reunião participaram também os parceiros da Universidade de Gent e da Universidade Técnica de IASI na Roménia.

Todos os parceiros são de regiões europeias com uma forte presença da indústria têxtil, pelo que foi possível partilhar experiências e estudos de caso de empresas com Têxteis inteligentes destas várias regiões, bem como testar diferentes protótipos têxteis inteligentes, desenvolvidos pelos parceiros e que poderão servir de mote a aprendizagens STEM  na formação profissional de jovens dos países envolvidos.

Imagem do grupo de representantes das entidades parceiras do projeto Skills4smartex.