Curso online gratuito na área da Economia social e o Ambiente 2019-08-07

A TecMinho está desenvolver um Curso online gratuito na área da Economia social e o Ambiente e a realizar-se no mês de outubro de 2019, no âmbito do projeto LACES – Laboratórios de Apoio à Criação de Emprego e Empresas de Economia Social.

Esta formação, de 80horas, pretende qualificar participantes na área do Ambiente, tendo como foco o impacto económico e social. Pretende dar a conhecer o campo de atividades económicas que direta ou indiretamente se desenvolvem em torno do ambiente, do mar e da natureza, como a valorização de resíduos e da biomassa entre outras, de modo a reforçar o conhecimento na área e a ajudar os formandos a identificar oportunidades de negócios que possam vir a criar nesse campo, tanto como empresas mercantis como através de entidades da economia social ou projetos de inovação e empreendedorismo social.

A formação é dirigida em particular a empreendedores ou potenciais empreendedores, a colaboradores de entidades da economia social, estudantes universitários ou outros interessados nas áreas do ambiente, da economia social e do empreendedorismo social.

Pode candidatar-se através do Formulário de Candidatura até ao dia 27 de setembro de 2019.

Os temas a abordar neste curso estão diretamente ligados ao setor do ambiente: ambiente e economia social; desenvolvimento sustentável; economia verde, economia circular e eco-eficiência; economia azul, da biomassa e das florestas; biotecnologia, gestão e valorização de resíduos; energias renováveis; mobilidade, transportes e construção sustentáveis; investigação e desenvolvimento, estratégias e empreendedorismo do setor da economia social do ambiente.

Esta iniciativa é cofinanciada pelo projeto LACES, no âmbito do INTERREG - POCTEP.

Formadora

Rita Trindade é Licenciada em Biologia Aplicada e Mestre em Ciências da Saúde, pela Universidade do Minho.
Desde 2013 que é co-fundadora e sócia gerente da empresa Earth Essences, Spin-Off da Universidade do Minho, que visa a produção de plantas aromáticas e medicinais em modo biológico bem como a extração dos seus óleos essenciais. Esta experiência permitiu adquirir vários conhecimentos no âmbito da sustentabilidade ambiental e na área agrícola. Em 2017 e 2018, foi formadora na área agrícola e ambiente.
Desde 2018 que é, também, funcionária da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes onde é responsável pela Academia do Vinho Verde. Este é o departamento que promove formação em várias áreas relevantes para Região dos Vinhos Verdes e apoia o departamento de Controlo que permite a certificação do Vinho Verde com Denominação de Origem .

Conteúdos Programáticos

1 - Introdução à Economia Social
2 - Introdução ao Setor do Ambiente
3 - Desenvolvimento Sustentável e Ambiente