7 ideias de negócio encerram a 21ª edição do Idealab 2019-07-18

Entre os meses de março e julho, várias equipas participantes na 21ª edição do programa IdeaLab trabalharam junto de uma equipa de mentores, na consolidação da sua ideia de negócio. Todo esse empenho foi finalmente apresentado, num formato Elevator Pitch, a um painel de personalidades, convidadas pela TecMinho, sendo elas: Filipe Castro (Famagrow), José Pedro Soares (Montepio) e Marta Mota Prego (Set.Up Guimarães - Câmara Municipal de Guimarães).

A Sessão Final do IdeaLab, no dia 17 de julho, teve lugar no espaço B-Lounge da Biblioteca da Universidade do Minho, em Guimarães, onde pôde contar com sala cheia e nervosismo à flor da pele por parte dos empreendedores. A fazer a abertura do evento esteve o Diretor Geral da TecMinho, que proferiu um discurso de agradecimento e incentivo aos investigadores e alunos da universidade. Os principais objetivos desta sessão foram a obtenção de comentários e enriquecimento das ideias expostas e, também, incentivar potenciais parcerias.

As ideias apresentadas estão inseridas em várias áreas do conhecimento. Fique a conhecer melhor as 7 ideias de negócio:

· Chess Virtual Closet: E-market place peer to peer de aluguer de malas e acessórios premium e luxo em segunda mão.

· Hercules Multi-Carriers: Equipamento de transporte de bens e equipamentos no tejadilho automóvel, transferível e adaptável entre viaturas, independentemente da marca, modelo e curvatura do tejadilho.

· Itinerância: Serviço de venda - PopUp itinerante, veículo móvel em itinerância pelo país. Orientado para marcas nacionais do sector, “contemporary crafts and design” integradas numa filosofia comum de criação, produção e comercialização, em formato rede cooperativa.

· KeepUp: Serviço de acompanhamento especializado no apoio motivacional e consultoria a profissionais dos Ginásios para a promoção do bem-estar físico e psicológico dos seus clientes.

· No-Code Spreadsheets: Software com o mesmo potencial do Excel mas com a simplicidade do Powerpoint que permite definir análises de dados em Excel fácil e rapidamente através de drag-and-drop.

· Red Line Optimization: Desenvolvimento de um software modular para resolução de uma variedade de problemas complexos na indústria ou serviços, utilizando para isso, modelos e métodos de otimização.

· Spaceleft: Plataforma de economia partilhada que conecta pessoas que necessitam de enviar um bem a pessoas que viajam nesse sentido com espaço e condições para o transportar. É como um Blablacar para coisas.

As candidaturas para a 22ª edição estão abertas até dia 11 de outubro de 2019 e a participação é totalmente gratuita, saiba mais sobre o IdeaLab aqui.

O Idealab é co-financiado pelo projeto LACES, no âmbito do INTERREG - POCTEP.

Imagem com orador (Filipe Soutinho) e participantes na sessão (plateia).

Imagem com os três avaliadores das ideias de negócio sentados a uma mesa.

Imagem com todos os participantes na sessão: promotores das ideias de negócio, avaliadores e organizadores.