Candidaturas abertas para apoio financeiro à proteção de patentes de universidades 2019-05-09

É Investigador da Universidade do Minho? Pretende proteger uma tecnologia mas não dispõe de recursos financeiros? Este sistema de financiamento público pode ser a resposta que procura.

No âmbito do Portugal 2020 existem 2 modalidades de apoio à proteção de Propriedade Industrial, sendo que o Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico (SI I&DT) está direcionada para empresas e o Sistema de Apoio à Investigação Científica e Tecnológica (SAICT) é vocacionado para Entidades não Empresariais do Sistema de I&I (Universidades).

Para a comunidade académica, a medida que mais se adequa é o aviso nº 01/SAICT/2019, cujo objetivo é fomentar as relações entre as instituições de ensino superiores e empresas por via da propriedade industrial.

Pode ser enquadrado no programa as seguintes modalidade de propriedade industrial: o Pedido de patente, de modelo de utilidade e de desenho ou modelo; o Pedido de patente europeia; Pedido de patente internacional (PCT); e o Pedido Comunitário de desenho ou modelo.

Este programa prevê apoio financeiro para a submissão de pedidos de proteção de propriedade industrial, com uma taxa máxima de incentivo de 85% na região norte (incentivo não reembolsável)

A TecMinho, através da Unidade de Comercialização de Ciência & Tecnologia em articulação com o GAPI, está disponível para apoiar os investigadores da Universidade do Minho na elaboração das candidaturas ao presente incentivo.

Mais informações sobre o programa aqui

Contactos na TecMinho:

Joana Fernandes