Formação & Desenvolvimento
Promoção do conhecimento e desenvolvimento de pessoas e organizações
e-Learning
Serviços e soluções para e-learning.
Transferência de Tecnologia
Valorização do Conhecimento Comercialização de C&T.
Empreendedorismo
Promoção de uma cultura empreendedora e apoio a spin-offs universitários.
Clínica de Negócios
Consultas especializadas para o desenvolvimento dos negócios.
GAPI
Gabinete de Apoio à  Proteção da Propriedade Industrial.
TecMinho 30 Anos Mini-site
Oportunidades TecMinho
APCER Certificados da Qualidade
Central-Topo
Tecido Empresarial preocupado com consequências do Brexit nas relações comerciais internacionais 2019-04-05

A ideia generalizada de que os clientes "serão os primeiros a experimentar a realidade de um Brexit sem acordo" (Euronews, 2019) levou recentemente os principais players de supermercados e cadeias de fast-food do Reino Unido a alertarem para a importância de travar uma saída sem acordo do país da União Europeia.

Numa comunicação dirigida pelo Consórcio Britânico do Retalho, assinada em conjunto e enviada aos deputados da Câmara dos Comuns, este antecipou aquilo que considera serem «transtornos significativos» nas cadeias de fornecimento, com atrasos na entrada de alimentos pela alfândega. O ponto de partida, afirmaram, para a falta de determinados frescos nas prateleiras ou para o aumento dos preços resultantes de novas tarifas, o que gerará inevitavelmente constrangimentos ao nível da transação de produtos.

De acordo com fontes do Governo britânico, no ano passado a União Europeia contribuiu com 30% dos alimentos que chegaram ao Reino Unido. À falta de um acordo para a saída da União Europeia, o Reino Unido passará a ser regulado pela legislação tarifária da Organização Mundial do Comércio (OMC).

Perante cenários de incerteza como este, cabe às empresas portuguesas com relações comerciais com o Reino Unido estudarem de forma sistemática a abordagem a novos mercados, permitindo mitigar o risco associado aos fenómenos de exportação, assim como apostar de forma consolidada na diversificação de mercado de atividade internacional.

Nas «Sessões Técnicas» promovidas pelo Projeto Minho Export (www.minhoexport.pt), para as quais as inscrições estão abertas, são debatidas questões focadas nas temáticas da expansão internacional das empresas da região Minho, no que se relacionada com a segmentação e o posicionamento que essas mesmas empresas deverão adotar na abordagem a esses mercados, contribuindo para o sucesso da sua operacionalização a nível externo.

Participe nas várias iniciativas gratuitas que o Projeto Minho Export promove em cada um dos seus territórios de intervenção (Ave, Minho-Lima, e Cávado) e potencie o sucesso da sua empresa!

Inscrições abertas para as Sessões Técnicas e Workshops Minho Export: 

www.minhoexport.pt

 

Promotores do projeto Minho Export - logos

 
Autenticação
Utilizador:
Password:
 
Novo registo
Recuperar Password
 
Acesso a Plataformas
 
Newsletter TecMinho
Subscrever
 
TecMinho no Twitter