SpinUM: ideias de negócio premiadas 2019-03-29

A TecMinho premiou, no SpinUM – Concurso de Ideias de Negócio, projetos inovadores desenvolvidos na Universidade do Minho. As ideias beWOODful e MAG2Clean foram as premiadas com o 1º e 2º prémios, respetivamente, na sessão que decorreu no Avepark no dia 28 de março.

A ideia vencedora beWOODful foi apresentada pelos promotores Francisca Fonseca, Helena Pereira, Maria Inês Oliveira e Pedro Souto, e consiste numa tecnologia que acopla o tratamento e a coloração da madeira, permitindo pintar a madeira em profundidade em qualquer cor, assegurando as propriedades mecânicas ótimas e atuando de forma sustentável.

Já a 2ª ideia vencedora foi atribuída a MAG2Clean, promovida por Ricardo Fernandes, Carlos Magalhães e Paulo Coutinho. O projeto baseia-se na produção de compósitos de nanopartículas magnéticas de variadas composições, otimizadas para remediação ambiental e limpeza de efluentes.

Nesta 11ª edição do SpinUM, chegaram a esta sessão final as ideias beWOODful, EvolZyme, MAG2Clean, S4TEX - Sustainability for Textile, e Transportador de tejadilho multiusos, as quais foram apresentadas em formato Elevator Pitch a um painel de jurados especificamente constituído para o SpinUM.

Desse painel fizeram parte João Dias (Armilar Venture Partners), Vitor Gomes (Caixa Geral de Depósitos), Luísa Ribeiro (Pathena) e Filipe Vaz  (Pró-Reitor Universidade do Minho), que analisaram cada projeto tendo em conta critérios como o potencial de mercado, a qualidade da ideia e a capacidade de execução da mesma.

No final da cerimónia, foram distribuídos prémios monetários e oferecidos serviços de apoio à criação de empresas num valor total de 6.000 euros.

O Concurso “SpinUM” distingue e apoia anualmente as ideias de negócio mais inovadoras e com maior potencial em qualquer domínio científico ou tecnológico, geradas na Universidade do Minho.

Júri da edição de 2019

beWOODful