|
Já iniciou a 20ª edição do IdeaLab! A sessão de abertura decorreu ontem, dia 7 de novembro, na Escola de Engenharia da Universidade do Minho, em Guimarães.
Esta edição, que marca os 10 anos do programa de aceleração de ideias de negócio, conta com 15 projetos de áreas como as Indústrias Criativas, TIC, Engenharia Alimentar, Engenharia Têxtil e Moda, Mobilidade, Novos Materiais e Biotecnologia.
No total são 32 promotores que vão ao longo de quatro meses desenvolver as suas ideias de negócio acompanhados por uma equipa de tutores e mentores. A sessão de abertura foi precisamente a oportunidade para participantes e equipa de profissionais se conhecerem.
Foi depois da apresentação da equipa de tutores e mentores que os participantes tiveram oportunidade de apresentar as suas ideias de negócio em formato pitch, recebendo, em alguns casos, já um primeiro feedback.
Além da comemoração dos 10 anos do IdeaLab, esta edição tem ainda um dado curioso – a igualdade de género no número de participantes! Dezasseis do sexo masculino e 16 participantes do sexo feminino.
Antes da sessão de abertura, os trabalhos desta 20ª edição tinham já iniciado nos dias 30 e 31 de outubro com a Sessão de Ideação, uma sessão criativa de pré-seleção e pré-análise da ideia e do perfil empreendedor, que serviu de base à seleção das 15 ideias de negócio.
Na próxima fase, os empreendedores terão sessões de acompanhamento individualizado e a oportunidade de frequentar um conjunto de seis workshops - Voice of the Customer, Mercado, Estratégia, Finanças, Impacto, e Elevator Pitch.
O processo, que decorre até março, culmina com a Sessão Final, onde as ideias são apresentadas a investidores e à comunidade.
O IdeaLab é co-financiado pelo projeto LACES, no âmbito do INTERREG- POCTEP.
 |
 |
|