Formação & Desenvolvimento
Promoção do conhecimento e desenvolvimento de pessoas e organizações
e-Learning
Serviços e soluções para e-learning.
Transferência de Tecnologia
Valorização do Conhecimento Comercialização de C&T.
Empreendedorismo
Promoção de uma cultura empreendedora e apoio a spin-offs universitários.
Clínica de Negócios
Consultas especializadas para o desenvolvimento dos negócios.
GAPI
Gabinete de Apoio à  Proteção da Propriedade Industrial.
TecMinho 30 Anos Mini-site
Oportunidades TecMinho
APCER Certificados da Qualidade
Marketing de Conteúdo: websites, blogs, email marketing e SEO
Descrição
Plano:
Quadros Médios / Superiores
Data de início:
A Definir
Data de fim:
A Definir
Duração(h):
12
Horário:
Terças, Quintas
   das 19:00 às 22:00
Inscrever...
CURSO ONLINE - Como planear, implementar e medir estratégias de marketing de conteúdo que criam oportunidades de negócio, impulsionam resultados e fidelizam clientes?   
 
O curso centra-se no content writing em meios digitais e nas competências essenciais para produzir conteúdos relevantes para o seu público-alvo, criar e consolidar notoriedade de marca, e atrair ou fidelizar clientes. Aprenda como conquistar o lugar de autoridade no nicho de mercado em que atua e desenvolva competências em marketing de conteúdo em relação a ferramentas como websites, blogues, email marketing e SEO.   
 
Esta formação alia teoria e prática, sendo especialmente útil para profissionais com necessidade de produzir conteúdos para o digital, sobretudo nas áreas de comunicação, marketing, vendas e gestão.
 
CRONOGRAMA:  
Sessões online em direto nos dias 21, 23, 28 e 30/09/2021.
 
Preços do Curso:
120,00€ Valor para ex-formandos da TecMinho, Comunidade Académica da Universidade do Minho (docentes, funcionários, investigadores, alunos, ex-alunos, interfaces) e desempregados
135,00€ Valor para outros participantes

Caso pretenda implementar a formação na sua empresa, conhecer as condições especiais para grupos e/ou modalidades de pagamento, solicite mais informações através de formar@tecminho.uminho.pt
Objetivos
No final da formação, o/a formando/a deverá ser capaz de:
 
- Entender a relevância do marketing de conteúdo na estratégia de marketing, branding e vendas de uma marca;   
- Diversificar a estratégia de atração e aquisição de clientes para melhorar os resultados para a marca;
- Utilizar o marketing de conteúdo para trabalhar o brand equity, a notoriedade e a fidelização, com foco nas ferramentas: websites, blogues, email marketing e SEO;
- Aplicar o funil de vendas no processo de criação e implementação de ações de marketing.
Conteúdos Programáticos
1. Introdução ao marketing de conteúdo
§ Conceito de marketing de conteúdo.
§ Desenho, execução e avaliação de um plano de marketing de conteúdo e de um calendário editorial.  
§ Consumer insights: a importância do público-alvo e das buyer personas
 
2. Websites & Blogues  
§ Enquadramento dos sites na estratégia de marketing de conteúdo
§ Análise das tipologias de websites e respetivos objetivos
§ Metodologia padrão para a criação de uma página WEB
§ Estratégias para dinamização de websites: o papel dos blogues
 
3. Email marketing
§ Conceito e importância para os negócios
§ As melhores práticas na criação de campanhas
§ Construção de Newsletters  
§ A importância do mobile
§ Angariação e segmentação de base de dados
§ Regras legais a considerar
§ Apresentação do mailchimp - ferramenta de email marketing
§ Análise de exemplos reais e exercícios práticos
 
4. SEO
§ Entender o Search Engine Marketing e os mitos
§ Identificar os tipos de resultados na pesquisa natural
§ Integração do SEO na estratégia geral de marketing de conteúdo
§ Pesquisar e identificar palavras-chave  
§ Quais os principais elementos seo on-site e off-site
 
5. Métricas  
§ O funil de marketing de conteúdo
§ A importância de medir em marketing de conteúdo
§ Como medir de acordo com diferentes tipos de conteúdo
 
6. Projeto de Marketing de Conteúdo
§ Desenvolvimento de um projeto de marketing de conteúdo (em grupos de 2) de forma a validar o processo de aprendizagem.
§ Apresentação (5 a 10 minutos) de um Pitch do projeto
Formadores
RICARDO GRILO
Coordenador de marketing internacional na Laskasas S.A., formador em marketing, criatividade e comunicação, e doutorando em marketing e estratégia.   
Licenciado em Ciências da Comunicação, especialização em Informação e Jornalismo, pela Universidade do Minho;
Pós-graduado em Comunicação, Media e Justiça, pela Universidade Nova de Lisboa;
Mestre em Economia e Gestão de Recursos Humanos, na Faculdade de Economia da Universidade do Porto;
Doutorando em Marketing e Estratégia, pelas Universidades de Aveiro, Braga e Beira-Interior;
Coordenador de Marketing Internacional na Laskasas S.A.;
Formador certificado pelo IEFP.
   
 
Autenticação
Utilizador:
Password:
 
Novo registo
Recuperar Password
 
Acesso a Plataformas
 
Newsletter TecMinho
Subscrever
 
TecMinho no Twitter