Formação & Desenvolvimento
Promoção do conhecimento e desenvolvimento de pessoas e organizações
e-Learning
Serviços e soluções para e-learning.
Transferência de Tecnologia
Valorização do Conhecimento Comercialização de C&T.
Empreendedorismo
Promoção de uma cultura empreendedora e apoio a spin-offs universitários.
Clínica de Negócios
Consultas especializadas para o desenvolvimento dos negócios.
GAPI
Gabinete de Apoio à  Proteção da Propriedade Industrial.
TecMinho 30 Anos Mini-site
Oportunidades TecMinho
APCER Certificados da Qualidade
FitSM Foundation - Formação em Gestão de Serviços de TI – 2.ª edição
Descrição
Plano:
Quadros Médios / Superiores
Data de início:
A Definir
Data de fim:
A Definir
Duração(h):
7
Horário:
Terças, Quintas
   das 19:00 às 20:45
Inscrever...
CURSO ONLINE - O standard FitSM® dirige-se a todas as organizações que pretendam estruturar a forma como gerem as TI, otimizando as suas atividades e dirigindo-as à efetiva entrega de serviços de TI aos clientes. Esta é uma alternativa inicial a outros standards e referenciais que pela sua complexidade se tornam difíceis de implementar.
 
Este curso é uma introdução de conhecimentos sólida no standard FitSM®, para apoiar os profissionais de tecnologias e sistemas de informação (TI/SI) na sua atividade, permitindo aqueles que o desejem, progredir no aprofundamento do conhecimento deste padrão através de dois níveis mais avançados.
 
Vantagem da implementação do standard FitSM®:
Resultados concretos com um esforço limitado, criando as bases que facilitam a implementação de standards mais exigentes, como o ISO/IEC 20000-1, e/ou a adopção das recomendações de referências de boas práticas como o ITIL®.
 
Os participantes ficarão preparados para se candidatarem com sucesso ao exame «Certificate Foundation in IT Service Management according to FitSM®».
 
O que ganho em participar neste curso?
O curso FitSM Foundation prepara-o para que possa contribuir de modo efetivo na sua organização para:
 
  • Dar os passos essenciais para a implementação do conjunto completo dos processos de gestão de serviços de TI.
  • Conseguir melhorias reais no fornecimento de serviços de TI na organização através da utilização de um standard ITSM conciso, simples e exequível.
  • Gerir com sucesso um conjunto específico e central de processos de ITSM.
  • Adotar e gerir com sucesso um conjunto específico e central de processos eficazes de TI, através de checklists, com ajuda de templates e dispondo de formas de avaliação objetiva da maturidade atingida em cada etapa.
  • Preparação para se candidatar com sucesso ao exame «Certificate Foundation in IT Service Management according to FitSM®», certificação internacional.
 
Local:  ONLINE - onde quer que esteja!
 
Duração: 7 horas, incluindo 4 sessões em direto a partir das 19h
 
 
Valor do Investimento:
180,00€ Valor para ex-formandos da TecMinho, Comunidade Académica da Universidade do Minho (docentes, funcionários, investigadores, alunos, ex-alunos, interfaces) e desempregados
195,00€ Valor para outros participantes

Conheça as condições para grupos e modalidades de pagamento, solicitando mais informação através de formar@tecminho.uminho.pt
 
Inclui:
  • curso completo
  • documentação de apoio: os módulos do standard FitSM®, os handouts com os slides utilizados no curso, templates e guias de apoio, casos de estudo e outros materiais auxiliares ao estudo e compreensão da aplicação do standard FitSM®.
 
Pacote extra - Se optar por este pacote, acrescerá 100€ ao preço do curso. Inclui:
  • inscrição no Exame internacional «Certificate Foundation in IT Service Management according to FitSM®» pela APMG.
 
Este curso é  promovido em colaboração com a Qualius, entidade acreditada pela APMG International® para formação em FitSM®.
 
Objetivos
O curso FitSM® Foundation permite aos formandos:
 
  • conhecer os conceitos e terminologia básica de ITSM, do propósito e estrutura dos módulos do standard FitSM e as suas relações com outros standards.
  • Compreender o referencial de processos subjacente ao FitSM, assim como os requisitos nele definidos.
  • Focagem nos aspetos essenciais da gestão de serviços de TI, implementando os processos FitSM®, standard e auditáveis.
 
Os participantes ficarão preparados para se candidatarem com sucesso ao exame «Certificate Foundation in IT Service Management according to FitSM®» pela APMG.
Conteúdos Programáticos
A formação será em Português, mas os slides e a documentação do curso estarão escritos em Inglês.
As perguntas do exame de certificação internacional (por escolha múltipla) são também em Inglês.
 
  • IT Service Management: Introduction, Terms & Concepts.
  • The FitSM® Standards Family.
  • IT Service Management - General Aspects.
  • IT Service Management - Processes:
    • Objective, important terms and concepts, requirements, additional information including main outputs and/or workflows.
      • Service Level Management
      • Service Availability and Continuity Management
      • Capacity Management
      • Information Security Management
      • Incident and Service Request Management
      • Problem Management
      • Configuration Management
      • Change Management
      • Release and Deployment Management
    • Objective, important terms and concepts, and requirements.
      • Service Portfolio Management
      • Customer Relationship Management
      • Supplier Relationship Management
      • Continual Service Improvement
  • Benefits, Risks & Challenges of Implementing IT Service Management.
  • Related Standards & Frameworks (ITIL®, ISO/IEC 20000, COBIT®).
Metodologia 
Este curso será online, adotando uma estratégia muito semelhante à formação presencial.  
 
Teremos sessões regulares do curso, de forma síncrona/em direto (formador e participantes estão online através de sistema de videoconferência), onde o formador abordará os conteúdos da formação e interagirá com os participantes e estes com o formador e com os restantes colegas (semelhante a uma sala de formação).Nesta sessões, serão discutidos casos práticos e realizadas atividades online.
 
Entre cada sessão, haverá pequenas atividades que cada participante desenvolverá autonomamente, reforçando a sua aprendizagem.  
Tudo decorrerá de forma simples, prática, intuitiva. Não são necessários conhecimentos de utilização de nenhum software ou ferramenta específica. Apenas necessitará de um computador com ligação à internet, microfone e webcam.
O resto é connosco!
 
Destinatários
  • gestores e responsáveis de sistemas de Informação, bem como a todos aqueles que têm responsabilidade na orientação de equipas técnicas na prestação e gestão de serviços TI.
  • todos quantos estão envolvidos no planeamento, entrega, operação e controlo dos serviços de TI fornecidos numa organização.
  • quem pretenda aprofundar os seus conhecimentos nas recomendações do standard FitSM® e atingir níveis de certificação superiores - este curso constitui uma preparação para a obtenção com sucesso do «Certificate Foundation in IT Service Management according to FitSM®», um pré-requisito para a frequência dos cursos mais avançados e a obtenção dos níveis de certificação respetivos.
Pré-requisitos
Deverá possuir:
  • familiaridade com o contexto da gestão de serviços de TI.
  • curso é lecionado em Português, mas é importante que os participantes estejam à vontade com a literatura técnica em Inglês.
Os slides e a documentação do curso estão em Inglês, e as perguntas do exame de certificação internacional (por escolha múltipla) são em Inglês.
 
Por ser um curso online, não são necessários conhecimentos de utilização de nenhum software ou ferramenta específica. Mas necessitará de um computador com ligação à internet, microfone e webcam.
 
Formadores
José Ruivo é licenciado em Engenharia Electrotécnica pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e com MBA - Master in Business Administration pelo Instituto Superior de Estudos Empresariais (agora Escola de Gestão do Porto) da Universidade do Porto. Possuidor do ITIL V2 Managers Certificate (ISEB – Edimburgo) e da certificação máxima em ITIL V3: o ITIL Expert. É ainda acreditado internacionalmente como formador ITIL pelo EXIN. Exerce a sua actividade profissional há mais de 25 anos como gestor de Tecnologias e Sistemas de Informação em diversas empresas nas áreas da Banca, Mercados de Capitais e Telecomunicações. Foi responsável pelas operações e gestor de unidade de negócios de uma empresa de serviços em Tecnologias de Informação, assegurando a gestão de sistemas críticos para empresas da área da Distribuição, Telecomunicações e Indústria. Tem leccionado diversas disciplinas de licenciatura e pós-graduação em várias universidades. É também Professor Auxiliar Convidado no DEI-IST, onde lecciona uma cadeira na área da IT Governance, e Docente no ISLA-Lisboa, onde lecciona uma cadeira de pós-gradução sobre IT e Estratégia de Empresa. Criou e gere actualmente um empresa de consultoria especializada em processos em tecnologias de informação. Enquanto consultor, gere programas de implementação de melhoria de processos em empresas. Tem desenvolvido em Luanda ações de formação para organizações estatais e grandes empresas angolanas.
   
 
Autenticação
Utilizador:
Password:
 
Novo registo
Recuperar Password
 
Acesso a Plataformas
 
Newsletter TecMinho
Subscrever
 
TecMinho no Twitter