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Coaching para a Excelência Pessoal e Profissional
Descrição
Plano:
Quadros Médios / Superiores
Data de início:
A Definir
Data de fim:
A Definir
Duração(h):
14
Horário:
Segundas, Quartas
   das 19:00 às 22:30
Inscrever...
O coaching é um processo de desenvolvimento humano, que tem vindo a ganhar preponderância pelo impacto na vida pessoal e profissional das pessoas que o utilizam. Trata-se de um processo que utiliza técnicas e ferramentas de um vasto conjunto de áreas, que vão desde a psicologia à programação neurolinguística, passando pela filosofia, estudos integrais, entre outros. É um processo que pode ser utilizado pela própria pessoa para se desenvolver e alcançar os resultados desejados para a sua vida (autocoaching), ou para ajudar outras pessoas nesse caminho.
 
Neste curso, os participantes ficarão familiarizados com o processo de coaching, a sua implementação e conhecerão algumas ferramentas que poderão integrar na sua ação do dia a dia e, com isso, gerar resultados para si próprios e contribuir para que outras pessoas também o possam fazer.
 
 
Local de realização do curso:
Braga  (TecMinho - Edifício dos Congregados da Universidade do Minho - Avenida Central, n.º 100)
 
 
Valor do Investimento: 160,00€ por participante
 
Possibilidade de realização da formação noutros locais e horários desde que o número de inscrições permita a constituição de um grupo.
 
Caso pretenda implementar a formação na sua empresa, conhecer as condições especiais para grupos e/ou modalidades de pagamento, solicite mais informações através de formar@tecminho.uminho.pt.
Objetivos
No final do curso, os participantes serão capazes de:
- Compreender o processo de coaching e distingui-lo de outras ferramentas e processos, como a consultoria, a terapia, a formação, o mentoring,...;
- Compreender como se desenvolve um processo de coaching, nas suas diferentes etapas;
- Utilizar ferramentas básicas do processo de coaching para se autodesenvolver e desenvolver os outros (tomada de decisões, definição de objetivos, alcance de resultados,…).
Conteúdos Programáticos
1. Enquadramento do coaching
a. Origem do coaching
b. Influências do processo de coaching
c. Pressupostos do coaching
d. Diferenças entre o coaching e outros processos de apoio humano
e. O código de ética do coaching
 
2. O processo de coaching
a. Fases e componentes de um processo de coaching
b. Reflexão, ação e compromisso
c. A comunicação (verbal e não verbal) num processo de coaching (rapport, escuta ativa, backtracking e articulação, feedback)
 
3. Ferramentas básicas do processo de coaching
a. Perguntas poderosas
b. Definição de objetivos
c. Roda da vida
d. Valores
 
4. Coaching na prática
a. Treino da prática do coaching;
b. Debriefing das práticas de coaching
Metodologia 
A metodologia pedagógica integrará diferentes métodos, destacando-se o método ativo, através do qual os participantes levarão a efeito práticas de coaching, devidamente supervisionadas e analisadas conjuntamente.
Destinatários
O coaching, enquanto processo transversal às diferentes componentes da vida das pessoas, pode (deve) ser utilizado por todas as pessoas. Destacamos, todavia, alguns grupos de pessoas que, por via dos tipos de atividades profissionais que desenvolvem, possam encontrar no coaching um processo que permitirá uma alavancagem significativa nos resultados da sua ação profissional:
- Líderes e gestores de equipas;
- Gestores / empresários;
- Psicólogos, médicos e terapeutas;
- Gestores de recursos humanos;
- Consultores;
- Professores, educadores e formadores;
- Pessoas que pretendam obter resultados diferentes dos que têm obtido na sua vida;
- Pessoas em geral
Formadores
Paulo Silva, Mestre em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade do Minho e Licenciado em Educação - especialização em Recursos Humanos e Gestão da Formação, pela mesma universidade. Possui uma Certificação Internacional em Coaching pela International Coaching Communnity (ICC) e uma Certificação Internacional de Practitioner em PNL (Programação Neuro Linguística) pelo Instituto Holandês de PNL (NTI-NLP). Possui, também uma Certificação Internacional como Analista de Perfil Comportamental DISC pelo InterDisc.
 
Tem desenvolvido ao longo dos cerca de 20 anos de experiência profissional, atividade enquanto consultor de empresas e de outras organizações na área da formação e das várias áreas do desenvolvimento organizacional. Tem, também, ministrado formação em diversos domínios, destacando-se a área de gestão de recursos humanos e desenvolvimento humano. Durante uma parte significativa da sua experiência profissional tem assumido a responsabilidade de gestão de equipas.
   
 
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