Formação & Desenvolvimento
Promoção do conhecimento e desenvolvimento de pessoas e organizações
e-Learning
Serviços e soluções para e-learning.
Transferência de Tecnologia
Valorização do Conhecimento Comercialização de C&T.
Empreendedorismo
Promoção de uma cultura empreendedora e apoio a spin-offs universitários.
Clínica de Negócios
Consultas especializadas para o desenvolvimento dos negócios.
GAPI
Gabinete de Apoio à  Proteção da Propriedade Industrial.
TecMinho 30 Anos Mini-site
Oportunidades TecMinho
APCER Certificados da Qualidade
TOP#02 - A Gestão do Risco nos Projetos - Três Abordagens, Um Objetivo – 2.ª edição
Descrição
Plano:
Quadros Médios / Superiores
Data de início:
A Definir
Data de fim:
A Definir
Duração(h):
14
Horário:
Segundas, Quartas, Quintas
   das 18:00 às 22:00
Inscrever...
No WORKSHOP TOP#02 - Gestão do Risco nos Projetos - Três Abordagens, Um Caminho teremos 3 especialistas convidados que irão partilhar 3 abordagens ao Risco, de forma prática e aplicada, em sessões hands-on, abordando conceitos, ferramentas, normas de Gestão do Risco, e experienciando a sua aplicação em Case Studies .
 
A Gestão do Risco é fundamental para o sucesso dos projetos, em virtude do ambiente de incerteza no contexto das empresas e dos negócios. O risco está presente em todas as atividades das organizações, independentemente do seu tipo, dimensão e área de atividade. Estes riscos encontram-se diretamente relacionados com os objetivos da organização, podendo mesmo pôr em causa a sua sustentabilidade. Desta forma, a Gestão do Risco nas Organizações é uma ferramenta crucial enquanto apoio à gestão e à tomada de decisão. Não sendo exceção, a Gestão de Projetos tem na Gestão do Risco uma ferramenta que lhe permite antecipar desvios e maximizar o cumprimento dos objetivos definidos para um determinado projeto ou portefólio de projetos.
 
O Programa TOP - Together On Projects, dinamizado pela TecMinho em parceria com o Mestrado de Gestão de Projetos de Engenharia, e com um vasto conjunto de parceiros empresariais, institucionais e peritos, é o resultado de um esforço colaborativo que promete responder aos desafios que lhe têm sido colocados e contribuir para a maturidade da Gestão de Projetos em Portugal.
 
Em 2019 e 2020, estará disponível para entidades e profissionais um conjunto de Workshops em formato de laboratórios, imersivos e experienciais, em áreas específicas e desafiantes da Gestão de Projetos, dinamizados por especialistas nacionais e internacionais, fundindo o melhor dos mundos académico e empresarial. Momentos hands-on, com estudo de casos, role-play, design thinking e interação com ferramentas de grande usabilidade, complementados com momentos de partilha com peritos. Pretendemos que cada Workshop promova e motive os participantes a transferir com eficácia e customização técnicas, ferramentas e soluções para os seus contextos organizacionais.
  
LOCAL DO WORKSHOP: Edifício dos Congregados da Universidade do Minho, Avenida Central, Braga.
 
VALORES: 175€ por participante, 160€ para entidades parceiras do Programa TOP.
 
CRONOGRAMA:
1ª SESSÃO (29.05.2019 :: Horário 18:00-22:00)
2ª SESSÃO (30.05.2019 :: Horário 18:00-22:00)
3ª SESSÃO (03.06.2019 :: Horário 14:00-21:00)
 
Objetivos
No final do workshop, em termos gerais, os participantes deverão ser capazes de:
  
- Conhecer os principais conceitos associados à Gestão do Risco;   
- Compreender a importância e mais-valias da Gestão do Risco na Gestão de Projetos e para as organizações;
- Conhecer e utilizar técnicas de identificação, avaliação, priorização, tratamento e monitorização e controlo dos riscos;   
- Conhecer a abordagem ao Risco da ISO 9001:2015 e o modelo de Gestão do Risco baseado na NP ISO 31000:2018;   
- Pôr em prática mecanismos de ação e colaboração no âmbito da Gestão do Risco;   
- Compreender os benefícios da Gestão do Risco na Gestão de Projetos.   
 
Em termos específicos, os participantes deverão ser capazes de:
  
1ª SESSÃO   
- Aplicar a ferramenta Risk Canvas - ferramenta de gestão do risco visual, lúdica, ágil e colaborativa;
2ª SESSÃO   
- Aplicar ferramentas adequadas de Gestão do Risco, nomeadamente, nas vertentes estratégica e operacional;   
- Identificar, analisar e avaliar os riscos relevantes no âmbito de um SGQ;
3ª SESSÃO   
- Conhecer os Principais conceitos da Gestão do Risco - DNP ISO Guia 73 e o modelo de Gestão do Risco baseado na NP ISO 31000:2018;  
- Identificar a aplicabilidade, na Gestão de Projetos, das principais ferramentas utilizadas na Gestão do Risco (Brainstorming, Análise Causa-Efeito, - Matriz Consequência/Probabilidade) - NP EN 31010: 2016;   
- Avaliar a Gestão do Risco como uma ameaça e como uma oportunidade.
Conteúdos Programáticos
1ª SESSÃO (29.05.2019_18:00-22:00)  
Risk Canvas, uma ferramenta de gestão visual, ágil e colaborativa - Hélio Costa
 
  1. Definição dos riscos  
  2. Fontes dos riscos  
  3. Técnicas de identificação dos riscos  
  4. Como descrever um risco corretamente
  5. Avaliação qualitativa dos riscos
  6. Priorização dos riscos  
  7. Momentos de respostas aos riscos
  8. Estratégias de respostas aos riscos
  9. Integração dos riscos e outras áreas de gestão
  10. Monitorização e Controlo dos riscos    
 
2ª SESSÃO (30.05.2019_18:00-22:00)
A Gestão do Risco na ISO 9001 - Ferramentas simplificadas - Vitor Casimiro da Costa  
 
  1. Apreciação do risco - Identificação, análise e avaliação
  2. Pensamento baseado em risco - o que sempre fizemos e onde poderemos melhorar
  3. O risco como parte integrante das atividades das organizações no âmbito da NP EN ISO 9001:2015
  4. Contextualização da organização e identificação das partes interessadas
  5. Estratégia - gestão dos riscos e oportunidades
  6. Riscos operacionais
  7. Integração da Gestão do Risco nos processos
  8. Metodologias de apreciação e monitorização dos riscos - Aplicação de algumas ferramentas simples na gestão do risco (Análise SWOT, Checklists, Análise de cenários)
  9. Estudo de caso e exemplos práticos   
 
3ª Sessão (03.06.2019_14:00-21:00)
A Gestão do Risco baseada na NP ISO 31000:2018 - David Martins  
 
  1. Referenciais ISO para a Gestão do Risco
  2. DNP ISO Guia 73 - Principais conceitos da Gestão do Risco.
  3. NP ISO 31000: 2018 - Processo de Gestão do Risco
  4. NP EN 31010: 2016 - Principais ferramentas de Gestão do Risco (Brainstorming, Análise Causa-Efeito, Matriz Consequência/Probabilidade)
  5. Fatores críticos de sucesso na conceção e implementação da Gestão do Risco
  6. Estudo de caso e exemplos práticos.
Metodologia 
A Gestão do Risco fazendo uso:
- do RiskCanvas, uma ferramenta de gestão visual, ágil e colaborativa de riscos;
- da norma ISO 9001:2015;
- das normas ISO 31000/31010.
Destinatários
Este workshop é destinado a:
- gestores de projeto júniores que desejem desenvolver competências no âmbito da Gestão de Risco;
- gestores de projeto séniores que desejem atualizar conhecimentos;
- quadros superiores das organizações integrados nas áreas da gestão do risco;
- participantes nos cursos de formação em Gestão de Projetos;
- alunos do Mestrado de Gestão de Projetos de Engenharia;
- quadros superiores das organizações integrados nas áreas da gestão da qualidade;
- outros interessados.
Formadores
HÉLIO COSTA
Phd., especialista em Gestão de Riscos em projetos, portefólios e riscos corporativos. Possui 20 anos de experiência e mais de 15.000 profissionais treinados e diversas consultorias em diferentes setores da indústria. Criador de modelos, técnicas e ferramentas de Gestão de Riscos e co-autor de diversos padrões internacionais.  
 
VÍTOR CASIMIRO DA COSTA
Consultor nas áreas de Engenharia Industrial, Gestão Organizacional, Qualidade, Segurança e Saúde do Trabalho, IDI, Responsabilidade Social e Gestão do Risco. Licenciado em Engenharia Mecânica pela FEUP. Atividade profissional desenvolvida na área industrial ligada aos setores de Tintas e Vernizes, Metalomecânica e Compósitos. Pós-graduações em Gestão Industrial, Materiais e Produção, Qualidade e Segurança e Saúde do Trabalho. Auditor Coordenador certificado pela Apcer (Qualidade) e pela SAI (Responsabilidade Social). Vogal das CT 80 - Qualidade, CT 180 - Gestão do Risco, CT 195 - Segurança nas Organizações e na Sociedade, CT 169 - Atividades de Investigação, Desenvolvimento e Inovação (IDI) e CT 213 - Governação das organizações.  
 
DAVID MARTINS
Desenvolve atividades de consultoria, auditoria e formação na área dos Sistemas de Gestão. Atualmente desempenha funções no Dep. Eficiência Organizacional e BPM, da Direção de Desenvolvimento Organizacional da Infraestruturas de Portugal S.A.
Licenciado em Engenharia e Gestão da Qualidade pela UFP. Mestrando em Economia e Gestão do Ambiente na FEP. Especialista em Sistemas de Gestão (Qualidade, Ambiente, Segurança, Responsabilidade Social, Risco e Continuidade do Negócio). Presidente da CT 195 - Segurança nas Organizações e na Sociedade - APQ. Perito na CT 180 - Gestão do Risco - APQ. Membro da CT do IPBPM - Instituto Português de Business Process Management.  Esteve praticamente sempre ligado à conceção e implementação de Sistemas de Gestão, inicialmente na indústria e, desde 2009, no setor empresarial do Estado, mais concretamente na REFER, E.P.E., agora Infraestruturas de Portugal S.A.
   
 
Autenticação
Utilizador:
Password:
 
Novo registo
Recuperar Password
 
Acesso a Plataformas
 
Newsletter TecMinho
Subscrever
 
TecMinho no Twitter